Kia confirma três novos modelos eletrificados no Brasil até 2025

O SUV elétrico para sete ocupantes EV9 é um deles, saiba quais são os outros dois
Kia EV9 2024

Kia EV9 2024 | Imagem: Divulgação

A Kia faz 30 anos no Brasil com altos e baixos, 450 mil unidades entregues e de olho no futuro. Em seu discurso sobre a trajetória da marca coreana no país, o presidente fabricante no pais, José Luiz Gandini, contou fatos curiosos e deixou claro que seu filho, Gustavo Gandini, hoje diretor de operações, deverá dar continuidade ao trabalho em uma nova era: a da mobilidade, eletrificação e das reduções das emissões de carbono.

VEJA TAMBÉM:

A reportagem de Autoo esteve presente no evento de aniversário da Kia no Brasil e pode ser ver de perto o elétrico  EV6, o Carro Mundial do Ano em 2022 e que na versão GT recebeu o prêmio de Carro Esportivo do Ano em 2023. "O modelo já está no Brasil, homologado e com tudo pronto para ser vendido, mas com a alta demanda no mercado internacional, além dos gargalos na produção, ainda não temos previsão de quando poderemos ter unidades disponíveis para venda no Brasil", nos contou Gandini, o pai. 

"Mas além do EV6, a Kia do Brasil já tem mais outros três modelos eletrificados acertados para chegarem ao pais", nos disse Gandini, o filho. Um deles é o SUV elétrico para sete ocupantes, o EV9, que deverá chegar às lojas até o início de 2024. O modelo tem quatro versões diferentes Light, Wind, Land e GT-Line.

Em todas o sistema de iluminação é de LED, as rodas são  de 19 polegadas e há uma série de itens sofisticados, como limpadores de para-brisas com sensor de chuva, vidro dianteiro acústico e painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas. Conforme a versão, há como ter teto de vidro panorâmico de dupla camada, tração nas quatro rodas de motor duplo, suspensão autonivelante e direção semiautônoma.

Kia EV9 2024
Kia EV9 2024 já está com a chegada confirmada ao Brasil com apelo familiar, 100% elétrico e para levar até 7 ocupantes
Imagem: Divulgação

Quando estiver mais próximo da chegada do EV9 ao Brasil saberemos mais detalhes sobre qual será a versão que será importada. Em todo caso, na Wind, a potência máxima combinada é de 379 cv com torque de 71,3 kgfm, o que é  suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 5 segundis e atingir 200 km/h. 

Outro modelo que virá ao Brasil será o Kia Niro EV, versão 100% elétrica do utilitário esportivo, que já é vendido no país como híbrido completo, vendido a partir de R$ 208.990 na versão EX.  No caso do Niro elétrico, o motor tem 204 cv e 26 kgfm de torque, números para acelerar de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos e atingir 167 km/h. A autonomia ficará em torno de 385 km.

Kia Niro 2023
Kia Niro terá a versão 100% elétrica vendida no Brasil no início do ano que vem e conviverá junto com o híbrido HEV
Imagem: Divulgação

Assim como o Niro híbrido, o elétrico leva até 5 ocupantes e tem porta-malas de 475 litros, conforme dados da fabricante. O visual é praticamente o mesmo nos dois modelos, que vão conviver juntos na linha de eletrificados da Kia no Brasil.

O terceiro modelo eletrificado será um híbrido flex e chega em 2025. "Já estamos com reunião marcada em Seul (Coréia do Sul) para tratarmos sobre este modelo sobre o qual não sabemos muitos detalhes, além do fato de ter motor 1.0 que funciona com outro elétrico e de ser de porte médio", comentou Gandini, o pai. 

Ainda sobre este novo modelo ele também completou dizendo "os coreanos sabem das necessidades do mercado brasileiro e já prepararam este híbrido flex, mas o carro também terá uma versão a gasolina para outros mercados". Além disso, não foram divulgados mais detalhes, mas sabe-se que o modelo em questão pode ser o K3, que começa a ser fabricado no México no fim do ano.

Kia K3 2024
Kia K3 2024 começa a ser feito no México no fim do ano como canditato ao híbrido flex que chega ao Brasil em 2025
Imagem: Divulgação

Por vir do mercado mexicano, o carro teria algumas vantagens no Brasil, entre as quais preencher a lacuna dentre o Rio e o Cerato, dois modelos que já deixaram de ser vendidos no país. Além disso, ficaria livre de imposto de importação pelo acordo bilateral, de livre comércio com o México. 

Pelo visto, o futuro da Kia no Brasil parece promissor, porém, com obstáculos a serem superados como as quetões ligadas aos tributos e ao câmbio.  Como celebração dos seus 30 anos no país, a marca está estendendo a compensação de emissões de carbono até 160 mil km rodados a todos os novos compradores do Niro HEV, a partir desta unidade comemorativa até o final deste ano.

Kia EV6 tem uma unidade exposta na sede da Kia do Brasil, em Itu (SP). Mas ainda não há unidades para pronta entrega
Kia EV6 tem uma unidade exposta na sede da Kia do Brasil, em Itu (SP). Mas ainda não há unidades para pronta entrega
Imagem: Carlos Guimarães

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

 

Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana

Recomendados por AUTOO

Youtube
RAM Rampage Laramie a diesel

RAM Rampage Laramie a diesel

Será que ainda é vantajoso ter picape com motor turbodiesel?
Aviação
Força Aérea Brasileira confirma: quer caças F-16 dos EUA

Força Aérea Brasileira confirma: quer caças F-16 dos EUA

Mas nega que isso possa atrapalhar operação dos novos Gripen suecos
MOTOO
A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

Lista reúne as 10 motos mais baratas do Brasil em maio de 2024. Descubra as opções