Kia revela o ousado K3, sedã para o lugar do Rio

Modelo foi batizado com o nome já usado pelo Cerato em alguns países. Produção começa no México no final do ano
Kia K3 2024

Kia K3 2024 | Imagem: Divulgação

A Kia revelou nesta quarta-feira (8) um novo sedã no México, país que mantém isenção de impostos com o Brasil. Trata-se do K3, um modelo com porte entre o compacto Rio e o médio Cerato.

Os mais atentos se lembrarão que o termo K3 é usado pela marca sul-coreana para batizar o Cerato em alguns mercados, mas o novo sedã seria na verdade o sucessor do Rio.

Em relação ao porte, no entanto, o K3 fica no meio do caminho entre os dois sedãs: tem entre eixos de 2,67 m, 3 cm a menos que o Cerato e 9 cm a mais que o Rio. Seu porta-malas, com 544 litros, é bem mais espaçoso que ambos.

Kia K3 2024
Kia K3 2024
Imagem: Divulgação

Segundo a Kia, o K3 estará disponível em “mercados selecionados” a partir do quarto trimestre deste ano. Por conta da produção inicial no México é fácil imaginar que o novo carro será vendido nos EUA.

No Brasil, por outro lado, a vinda do K3 é duvidosa. Isso porque a Kia tentou vender o Rio na versão hatch por aqui e não teve sucesso, após várias sondagens. O próprio Cerato perdeu o apelo do passado e também teve a importação encerrada.

VEJA TAMBÉM:

Mas por conta de design atraente e de um pacote técnico respeitável, o K3 poderia ser uma boa opção para explorar um segmento entre os sedãs compactos e médios. Resta esperar o posicionamento do representante no país, o grupo Gandini.

Kia K3 2024
Kia K3 2024
Imagem: Divulgação

Opostos unidos

Se depender do estilo, o K3 promete. A nova filosofia de design da Kia, chamada de “Opostos unidos”, tem agradado até em modelos como o K9.

No K3, os faróis no formato do número 7 e o para-choque de desenho original surpreendem. O perfil da carroceria, com ares de cupê, cumpre seu papel, enquanto a traseira não compromete.

Modelos Kia K3 Kia Cerato Kia Rio
Comprimento 4,545 m 4,64 m 4,384 m
Largura 1,765 m 1,80 m 1,724 m
Altura 1,475 m 1,435 m 1,45 m
Entreeixos 2,67 m 2,70 m 2,58 m
Porta-malas 544 litros 433 litros 388 litros

O interior parece bem resolvido, com um ambiente minimalista dominado pela grande tela que integra o cluster a central multimídia. Infelizmente, a Kia divulgou imagens geradas por computação gráfica, que impedem uma sensação mais precisa dos materiais.

A parte mecânica do K3 mostra que o sedã é um carro comum, ainda focado em oferecer um bom custo-benefício. Isso porque as opções de motor são conhecidas, um 1.6 litro de 123 cv que pode trabalhar com um câmbio manual ou automático de seis velocidades e um 2.0 litros reservado para a versão GT Line, com 152 cv.

Kia K3 2024
Kia K3 2024
Imagem: Divulgação

Esses pacotes, aparentemente, são voltados ao mercado mexicano enquanto a versão de exportação terá um 1.4 litro de potência desconhecida.

Ou seja, nada de motorização híbrida ou unidades de volume menor com turbo. Em compensação, o sedã oferecerá um pacote de segurança ativa bastante completo, com alerta de colisão frontal e de manutenção de faixa, assistente de ponto cego e de tráfego traseiro, além de aviso de atenção ao condutor, entre outros.

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Preços e versões além de datas de lançamentos serão revelados nos próximos meses, de acordo com o mercado previsto.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Picape Fiat Titano

Picape Fiat Titano

Estreia da marca no segmento onde a Hilux domina, mas será que dá para peitar a Toyota?
Aviação
Rússia fabrica mais caças Su-34 enquanto Ucrânia destrói outros

Rússia fabrica mais caças Su-34 enquanto Ucrânia destrói outros

Mais um lote do jato de combate foi entregue, mas Força Aérea ucraniana diz ter destruído seis jatos russos em ataque de drone
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!