Kia: foco em elétricos e 7 novos modelos com este tipo de propulsão a caminho

Marca revela o desejo de se tornar uma empresa líder em carros eletrificados nos próximos anos
Kia

Kia | Imagem: Divulgação

A Kia revelou nesta quarta-feira (16) seu ambicioso plano para se tornar uma das marcas líderes em propulsão eletrificada nos próximos anos.

A estratégia de longo prazo, chamada “Plan S” (ou Plano S em uma tradução livre), contempla como um de seus principais temas a criação de uma linha completa de veículos com propulsão 100% elétrica. De acordo com a Kia, serão ao todo 7 novos modelos elétricos que chegarão ao mercado até 2027.

Com a iniciativa, a Kia espera cobrir os segmentos de maior demanda para carros elétricos ao redor do mundo. Em mercados desenvolvidos, como América do Norte, Europa e a própria Coreia do Sul, a Kia projeta que, por volta de 2025, os automóveis eletrificados respondam por 20% de suas vendas nessas regiões geográficas.

Para 2029, por sua vez, a Kia espera uma participação global de 25% das vendas ficando por conta de seus modelos eletrificados. No período em questão, a Kia já planeja ter reorientado suas atividades para contemplar em grande parte modelos eletrificados.

Integrando a ofensiva de 7 novos elétricos, a Kia antecipou que o primeiro deles estreia em 2021 e, até o momento, ele adota o nome de projeto CV. “Esse novo modelo oferecerá a mesma qualidade produtiva e design arrojado de outros modelos da Kia, com alta performance e características de recarga de alto desempenho”, adianta a fabricante. A Kia cita ainda que o CV será “destinado a várias regiões globais”, o que pode significar a possibilidade dele chegar também ao Brasil. Muito provavelmente o abre-alas dessa nova família deve ser um utilitário esportivo, até mesmo por conta da sigla fazendo uma clara referência a um crossover vehicle

Dentro de seu “Plan S”, a Kia revela que sua nova arquitetura modular elétrica (E-GMP) permitirá a criação de modelos com características bem diferenciadas, seja para atender centros urbanos, deslocamentos de longas distâncias ou melhor performance ao dirigir. O amplo espaço interno também deverá ser um atributo da nova família de elétricos da marca sul-coreana.

Outro ponto importante dentro da nova estratégia de médio e longo prazos da Kia é o desenvolvimento da infra-estrutura para carregamento desses automóveis. Na Coreia do Sul, a previsão é ampliar os pontos de recarga em mais 1.200 locais por volta de 2030, bem como desenvolver outros 2.000 pontos ao redor do mundo por volta de 2023. Interessante destacar que a Kia planeja oferecer ainda serviços de assinatura não só para os veículos como um todo, bem como programas de leasing ou aluguel de baterias, assim como desenvolver negócios envolvendo o reaproveitamento das baterias usadas.

Detalhe da nova família de modelos puramente elétricos da Kia: estreia global inicia em 2021
Detalhe da nova família de modelos puramente elétricos da Kia: estreia global inicia em 2021
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!
Tags