Kia Sonet: indianos avaliam o SUV pequeno que pode chegar ao Brasil

SUV da sul-coreana é baseado no Hyundai Venue, o mini-Creta. Modelo ainda tem chances de ser vendido no Brasil
Kia Sonet em sua versão definitiva

Kia Sonet em sua versão definitiva | Imagem: Divulgação

Depois de ter as imagens e os detalhes revelados, as primeiras unidades do Kia Sonet começam agora a chegar nas lojas indianas da marca. O modelo é baseado no Hyundai Venue, SUV compacto que é vendido por lá com posicionamento abaixo do Creta. Os preços do Sonet na Índia variam entre 671.000 rúpias (R$ 50,1 mil) e 1.199.000 rúpias (R$ 89,5 mil).

Com o modelo começando a chegar às ruas, as publicações indianas já começaram a emitir opiniões a respeito do Kia Sonet. No geral, os colegas de lá são bem unânimes quanto às conclusões que chegaram a respeito do no SUV. Apesar de o segmento estar plenamente abastecido de concorrentes, acredita-se que o Kia poderá surpreender.

Saiba mais: veja como o Kia Sonet ainda pode chegar ao Brasil

Kia Sonet em sua versão definitiva
Kia Sonet em sua versão definitiva
Imagem: Divulgação

Conforme o canal Car and Bike afirmou em vídeo, é difícil encontrar alguém que não aprecie o visual do Sonet nas ruas, apesar de que o aplique plástico na coluna C não combinaria muito com o restante das linhas. Já o canal Power Drift apontou que a cabine do Kia apesar de bem diferente e mais requintada que o Hyundai Venue, não tem nada que salte aos olhos. Porém, foi dito que nenhum modelo dessa categoria consegue tal façanha.

Outro elemento muito elogiado pelos indianos foi a lista de equipamentos de série do Kia Sonet, principalmente nas versões mais caras. Segundo os jornalistas de lá, está bem em linha com o que os indianos pedem. O modelo pode contar com teto-solar, central multimídia com tela de 10,25 polegadas integrada ao painel de instrumentos e até mesmo bancos dianteiros ventilados.

Em comportamento dinâmico, o carro não surpreendeu nem decepcionou. Dado seu tamanho, lidou bem com a maioria dos buracos, enquanto não demonstrou uma tendência excessiva a rolar nas curvas e nas mudanças de direção. O Autocar India apontou ainda que motorista e passageiro dianteiro andam bem, mas que vem vai atrás ficará um pouco limitado em espaço.

O Kia Sonet também está bem servido de motores e câmbios. As opções a gasolina são um 1.2 de 84 cv e um 1.0 turbo de 120 cv. Com diesel, há um 1.5 turbo. As versões de entrada contam com câmbio manual de seis marchas, as demais podem ter câmbio automatizado de dupla embreagem e seis velocidades ou ainda o iMT, sistema que mantém a alavanca de trocas manuais, mas dispensa a embreagem. O diesel foi elogiado pelo bom torque em baixa e suavidade, mas o 1.0 turbo de três cilindros ainda trepidava um pouco parado nos faróis. 

Kia Sonet em sua versão definitiva
Cabine do Kia Sonet
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!