Kia Soul ganha versão com motor elétrico

Modelo é o primeiro do gênero criado pela marca coreana; autonomia chega a 160 km com apenas uma carga

O Kia Soul elétrico chega às lojas nos Estados Unidos no final de 2014 | Imagem: Divulgação

Uma das atrações da Kia para o Salão de Chicago, que abriu as portas para a imprensa nesta quinta-feira (6), foi uma versão elétrica do compacto urbano Soul. O modelo será o primeiro veículo da montadora com zero emissão de poluentes vendido nos Estados Unidos e deve chegar às lojas terceiro trimestre de 2014.

De acordo com a Kia, a bateria de polímeros de lítio permite ao motor gerar 109 cv e 29,03 kgfm de torque, além de oferecer autonomia entre 130 e 160 km. A marca ainda afirma que o carro realiza o 0 a 100 km em aproximadamente 12 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 145 km/h.

A recarga da bateria pode levar até 24 horas em uma tomada convencional, de 120 volts, ou menos de 5 horas em uma tomada de 240 volts. O interessante é que, em um recarregador rápido, 80% da carga está disponível em aproximadamente meia hora. Há dois pontos de carga atrás da grade dianteira, que nesta versão, deu lugar a uma porta deslizante. O visual não ficou dos mais bonitos, mas a ideia é funcional.

Já a bateria fica sob o assoalho do carro, assim como seu sistema de refrigeração. Para acomodar o sistema elétrico, o espaço para as pernas de quem vai no banco de trás teve de ser reduzido em 7,6 cm. O porta-malas também perdeu cerca de 20% de sua capacidade de carga ao receber as baterias.

Veja também: Nissan celebra produção de 100 mil Leaf

O visual recebeu algumas alterações para melhorar a arodinâmica e ainda conta com novas tecnologias de iluminação, rodas especiais de 16 polegadas e pneus com 10% menos resistência ao rolamento do que os convencionais, diz a Kia.

Há duas cores exclusivas, branco pérola e azul eletrônico, podendo ter o teto em tom diferente da carroceria. Inicialmente, a comercialização estará restrita aos Estados da Califórnia, Oregon, Nova York, New Jersey e Maryland. Os preços ainda não foram divulgados.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!