Kicks e-Power: conheça a opção híbrida do SUV capaz de percorrer 25 km/l

Nissan apresenta no México o modelo com mecânica eletrificada atualizada, a qual está confirmada para o Brasil
Nissan Kicks e-Power

Nissan Kicks e-Power | Imagem: Divulgação

Como noticiamos, a Nissan confirmou que vai iniciar a eletrificação de sua gama oferecida no Brasil a partir de 2023, quando a tecnologia híbrida e-Power finalmente chegará ao nosso país. 

Até o momento, a Nissan não informou qual modelo terá a primazia de inaugurar a mecânica e-Power por aqui, entretanto o SUV compacto Kicks desponta como o candidato natural

Nesta semana, a Nissan deu início à comercialização do Kicks e-Power no México equipado com a segunda geração do sistema eletrificado, a qual foi apresentada recentemente no Japão e conta com ganhos da ordem de 6,4% na eficiência. 

É importante destacar que a tecnologia e-Power adota a configuração de um híbrido em série, ou seja, o propulsor térmico não traciona o veículo e sua função é atuar como um gerador de energia, no caso do Kicks e-Power suprindo a bateria de 2,06 kWh presente na segunda geração do sistema. 

Experiência de elétrico

Segundo relatam os primeiros veículos da imprensa especializada mexicana que tiveram um breve contato com o Kicks e-Power, o modelo tem como grande apelo entregar uma experiência de condução próxima com a um automóvel elétrico propriamente dito. 

Em países ainda com uma infraestrutura pouco desenvolvida para a recarga de carros elétricos, o fato de modelos como o Kicks e-Power serem abastecidos em um posto de combustível convencional o tornam talvez as melhores “pontes” para um futuro 100% elétrico no longo prazo.  

No México, o Kicks e-Power estreou com a promessa de entregar consumo urbano de exatos 24,8 km/l, o que lhe confere uma autonomia superior a 1.000 km nesse tipo de uso. Na rodovia, o consumo homologado de acordo com as normas do país ficou em 21,7 km/l, número também elogiável. 

Na segunda geração do sistema e-Power, o motor elétrico responsável por movimentar o carro ganhou em potência e torque, alcançando 135 cv e ótimos 28,5 kgfm, o que sugere respostas ao volante interessantes. 

Impressões

O site Motorpasión relata em seu primeiro contato rápido com o Kicks e-Power que despertou certa curiosidade o fato de que o motor 1.2 a gasolina permaneceu “quase o tempo todo ligado”, o que não era esperado levando em conta sua proposta de atuar somente como um gerador. 

Ele [o motor 1.2] desligava apenas quando o Kicks se movia por inércia ou quando acelerávamos suavemente – e a bateria tinha um bom nível de carga. O ruído do gerador não é totalmente plano. Seu som variava de acordo com a pressão do acelerador e nos lembrou, de alguma forma, um efeito de aceleração com uma caixa CVT. O Kicks e-Power tem ainda três modos de condução: Eco, Normal e Sport. Cada um também pode funcionar em modo totalmente elétrico (se o nível de carga permitir)”, relata o Motorpasión

No México, o Kicks e-Power será comercializado nas versões Advance, Exclusive e Platinum. Apesar dos preços ainda não terem sido revelados pela Nissan, os colegas do Motorpasión estimam que o SUV eletrificado atuará em uma faixa entre 550 mil e 700 mil pesos, cerca de R$ 145 mil a R$ 180 mil. 

Apenas como comparação, o Kicks brasileiro mais caro com motor 1.6 16V e câmbio CVT é tabelado em R$ 145.490 na versão Exclusive com o Pack Tech. 

Único no segmento

Por aqui, o Kicks e-Power tem grande chance de se tornar o primeiro SUV compacto com propulsão híbrida plena, uma vez que modelos como o Kia Stonic e o CAOA Chery Tiggo 5x Pro Hybrid contam com a tecnologia híbrida-leve de propulsão. 

O Toyota Corolla Cross, até o momento, é o único SUV com opção de mecânica híbrida plena fabricado no Brasil, sendo que ele atua em uma faixa de mercado acima do Kicks. 

A Jeep deverá lançar por aqui, dentro dos próximos meses, o Renegade 4xe, o qual conta com sistema híbrido plug-in, mais sofisticado – e caro – em relação à mecânica híbrida em série do Kicks e-Power. 

De qualquer forma, a investida no sistema de propulsão eletrificado pode conferir uma posição singular ao Kicks e-Power no Brasil, colaborando para incrementar a participação de mercado do modelo no segmento. Vamos acompanhar de perto! 

Nissan Kicks e-Power

Nissan Kicks e-Power

Detalhe do novo Kicks e-Power japonês com tração 4WD

Detalhe do novo Kicks e-Power japonês com tração 4WD

Além da evolução do conjunto propulsor híbrido, SUV passou a contar com novo seletor de marchas no Japão

Além da evolução do conjunto propulsor híbrido, SUV passou a contar com novo seletor de marchas no Japão

Nissan Kicks e-Power comercializado no Japão

Nissan Kicks e-Power comercializado no Japão

Acima o conjunto propulsor híbrido presente no Kicks e-Power

Acima o conjunto propulsor híbrido presente no Kicks e-Power

Nissan Kicks e-Power

Nissan Kicks e-Power

Nissan Kicks e-Power

Nissan Kicks e-Power

Nissan Kicks e-Power

Nissan Kicks e-Power

Nissan Kicks e-Power

Nissan Kicks e-Power

Nissan Kicks e-Power

Nissan Kicks e-Power

Nissan Kicks e-Power

Nissan Kicks e-Power

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa