Lamborghini confirma SUV de luxo para 2018

Novo utilitário da Lamborghini será baseado no conceito Urus e deve vender 3 mil unidades por ano

Lamborghini Urus Concept | Imagem: Reprodução

Inaugurado pelo Mercedes-Benz Classe M há cerca de 18 anos, o segmento de SUVs de luxo ganhará um novo concorrente em breve. A Lamborghini confirmou nesta quarta-feira, 27, que vai produzir em sua planta de Sant’Agata Bolognese, na Itália, um novo automóvel para a categoria, que deve começar a ser vendido em meados de 2018. Será o terceiro modelo da gama de produtos da fabricante italiana.

O desenvolvimento do novo SUV custará “centenas de milhões de euros” e será realizado devido ao compromisso comum de várias partes envolvidas, como o Grupo Volkswagen, a Audi, acionista da Lamborghini, o ministério de desenvolvimento econômico italiano, Invitalia (agência nacional para investimentos e desenvolvimento econômico) e representantes do sindicato, além de toda a equipe da montadora.

Para a produção do SUV, a unidade fabril da Lamborghini vai receber uma nova linha de montagem e expansão do centro de desenvolvimento e pesquisa, além da contratação de 500 novos funcionários.

A Lamborghini já adiantou que o novo utilitário seguirá as linhas do conceito Urus, apresentado pela primeira vez em 2012 durante o Salão de Pequim, na China. O modelo de produção deve usar um motor V8 com cerca de 550 cavalos de potência.

A expectativa da marca é comercializar 3 mil unidades do modelo por ano no mercado mundial, sendo que o foco será a Alemanha, China, Estados Unidos, Rússia e Oriente Médio. 

Mais adeptos

Não é apenas a Lamboghini que aposta nesse segmento. A Bentley, também do grupo VW, pretende lançar um modelo num futuro próximo e a Maserati também confirmou a disposição para ter um SUV em sua linha. Por enquanto, apenas a Ferrari permanece distante da tentação dos jipões.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!