Lançamentos em compasso de espera

Nem as vendas aquecidas no Brasil facilitaram a vida deles. Conheça alguns dos automóveis que foram prometidos pelas marcas mas que atrasaram suas estréias por aqui

Honda Civic 2012 | Imagem: Honda

Normalmente, as montadoras não costumam revelar seus planos com antecedência afinal é uma atitude que ajuda seus concorrentes a reagir – exceto quando determinada marca estreia num segmento, aí é justamente o contrário, quanto antes o consumidor souber, melhor. Mas nem sempre esses planos dão certo, seja por problemas com a burocracia brasileira ou, por exemplo, até por causa de desastres naturais.

O fato é que muitas vezes ficamos à espera de um carro desejado e nada dele aparecer. Por isso, AUTOO foi saber o que aconteceu com doze modelos (e marcas também) que prometiam estar entre nós há algum tempo e que até o momento não deram as caras por aqui. Confira:

Brilliance FRV e FRV Cross
Quando seria lançada: abril de 2011
Previsão atual: para novembro de 2011

A marca chinesa Brilliance fez sua estreia no Brasil no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro passado. Na época, a representante CN Auto disse que os modelos FRV e FRV Cross seriam vendidos no país a partir de abril, mas em julho a data havia mudado para setembro. Segundo a assessoria da empresa, a nova data é novembro. A Brilliance é conhecida pela parceria com a BMW, o que influenciou na concepção dos seus modelos originais.

Fiat Punto reestilizado
Quando seria lançado: segundo semestre de 2011
Previsão atual: 2012

A reestilização do Punto ainda não é admitida pela Fiat, mas veículos com o novo visual baseado no modelo Evo europeu foram vistos na fábrica de Betim meses atrás. Na época, estimava-se que o hatch compacto premium chegaria ainda em 2011, mas as últimas informações dão conta que o veículo ficou para 2012.

Honda Civic 2012
Quando seria lançado: julho de 2011
Previsão atual: fevereiro de 2012

Um dos mais esperados modelos de 2011 ficou para 2012. A nova geração do Honda Civic foi vítima do tsunami que atingiu o Japão no começo do ano. Antes programado para estrear no Brasil em julho, o sedã atrasou por conta da dificuldade em produzir componentes eletrônicos na matriz da montadora. Tudo leva a crer que o Civic chegará às ruas no começo de 2012 para enfrentar uma enorme concorrência.

Hyundai Equus e Genesis
Quando seriam lançados: novembro de 2010
Previsão atual: final de 2011

Os sedãs de luxo da Hyundai são promessa antiga por aqui. O Genesis, então, já até apareceu no site da marca, mas nada de vender oficialmente. A primeira previsão falava no final de 2010, mas agora a montadora coreana garante que ambos serão vendidos no último trimestre deste ano. Tanto o Equus quanto o Genesis possuem tração traseira e muito luxo e espaço a bordo, num estilo parecido com os alemães premium.

Hyundai Tucson flex
Quando seria lançado: julho de 2011
Previsão atual: sem previsão

Eis aí um modelo que virou lenda. A versão flex do Tucson é cogitada desde 2009, mas passa ano e nada dela aparecer. A última previsão apontava para o 2º semestre de 2011, porém, a assessoria da Hyundai disse ao AUTOO que atualmente “não existe previsão do lançamento”. O grupo Hyundai-Kia, por enquanto, adaptou apenas um motor 1.6 usado no Kia Soul e, agora, o 1.0 do novo Picanto – o Tucson usa um 2.0 mais antigo.

JAC J5
Quando seria lançado: abril de 2011
Previsão atual: entre fevereiro ou março de 2012

Antes de desembarcar no Brasil, a JAC estava mais otimista quanto aos seus planos imediatos. No Salão do Automóvel, Sergio Habib, presidente da filial brasileira, revelou que os compactos J3 e J3 Turin seriam lançados em março e que a minivan J6 estaria nas concessionárias em agosto deste ano. O executivo acertou ambos, mas errou no sedã J5. De porte médio e veículo cujo segmento é o mais acirrado do momento, o J5 ficou para o começo de 2012 – antes a previsão era abril de 2011.

Kia Cerato hatch
Quando seria lançado: dezembro de 2010
Previsão atual: sem previsão

Entre os inúmeros lançamentos da Kia no Brasil, o Cerato hatch parecia ser o mais veloz deles. Mal surgiu nos EUA e a filial daqui já esperava lançá-lo no país. O modelo chegou a estar no estande da marca no Salão do Automóvel no ano passado e tudo indicava que ele passaria a ser vendido em dezembro. Mas nada aconteceu e a justificativa da Kia foi que a matriz só enviaria o hatch se ele compartilhasse a cota de unidades do sedã, que vende bastante no Brasil. Com isso, o Cerato hatch é hoje um modelo sem previsão de vir para cá.

Peugeot 308
Quando seria lançado: final de 2011
Previsão atual: 1º semestre de 2012

Por estar no mercado há mais tempo, tudo indicava que o 307 hatch sairia de linha para o lançamento do 308, mas foi o 307 Sedan que deixou o mercado antes para a estreia do 408. Faz sentido afinal a Peugeot precisava de um sedã médio com mais urgência. Mesmo assim, o 308 era aguardado no final deste ano, o que não ocorrerá já que a montadora já reconheceu que o hatch ficou para o começo de 2012.

SsangYong Korando
Quando seria lançado: março de  2011
Previsão atual: agosto de 2011

O crossover médio da coreana SsangYong esteve no Salão do Automóvel de 2010 e prometia uma chegada triunfal em março deste ano com motor a diesel e preço competivivo de cerca de R$ 100.000. No entanto, a marca adiou seu lançamento para maio e, por fim, para este mês. Segundo apuramos, as concessionárias começam as vendas do modelo na última semana de agosto.

Toyota Hilux flex
Quando seria lançada: 2010
Previsão atual: 2012

Líder entre as picapes médias mais sofisticadas – e usadas para lazer -, a Hilux reina absoluta desde 2003, mas a concorrência avançou nos últimos anos a ponto de obrigar a Toyota a uma pesada reestilização em 2012. Curioso que isso não foi estímulo para lançar a versão flex da picape, em teste desde 2010 pelo menos e, que só será introduzida juntamente com o facelift do modelo no ano que vem.

Haima
Quando seria lançada: março de 2011
Previsão atual: sem previsão

A Haima, marca conhecida por ter sido criada juntamente com a japonesa Mazda, foi uma das montadoras chinesas estreantes no Salão do Automóvel do ano passado. Representada pelo grupo Districar, o mesmo da SsangYong e da Chana, a empresa previa na época inaugurar suas primeiras revendas em janeiro, mas até hoje nem sinal dela. De acordo com a assessoria, os modelos da Haima “estão em fase de homologação e sem previsão de lançamento”.

Changan
Quando seria lançada: janeiro de 2011
Previsão atual: sem previsão

A Changan vive um momento parecido com o da Haima. Trazida pela Districar, a marca do mesmo grupo da Chana – a primeira chinesa a chegar ao país -, apareceu no Anhembi, prometeu estrear em março e, da mesma forma, aguarda a homologação de seus veículos.