Land Rover apresenta os inéditos Evoque e Discovery Sport com propulsão híbrida plug-in

Modelos terão um alcance em modo elétrico de aproximadamente 66 km
Range Rover Evoque P300e 2020

Range Rover Evoque P300e 2020 | Imagem: Divulgação

Notícia interessante para a gama Land Rover. A marca inglesa apresenta nesta semana a nova opção híbrida plug-in para o Range Rover Evoque e o Discovery Sport.

Os dois SUVs vão compartilhar o mesmo conjunto mecânico. Ele é composto pelo motor 1.5 com 3 cilindros turbo posicionado na dianteira dos modelos e atuando em conjunto com o propulsor elétrico 109 cv instalado no eixo traseiro. Com isso, tanto o Discovery Sport quanto o Evoque preservam sistemas de tração integral.

O motor elétrico é alimentado por uma bateria de 15 kWh que fica instalada sob o os assentos traseiros. Segundo a Land Rover, a potência combinada será de 309 cv (não havendo perdas no sistema híbrido) para os dois modelos, que compartilham também o torque máximo de excelentes 55 kgfm.

Tanto o Discovery Sport quanto o Evoque em suas respectivas configurações híbridas plug-in vão adotar a designação P300e e também são equipados com uma nova transmissão automática de 8 marchas projetada especialmente para otimizar as respostas do conjunto propulsor. Todo o sistema, acrescenta a Land Rover, permita que o Evoque P300e acelere de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos, enquanto o Discovery Sport P300e realize a prova em 6,6 segundos.

Interessante destacar que a dupla eletrificada terá uma boa autonomia em modo elétrico, alcançando 66 km no Evoque P300e e 62 km no Discovery Sport P300e. Segundo pesquisas da Land Rover, no Reino Unido o deslocamento médio dos motoristas diariamente é de cerca de 30,2 km, portanto os donos do Evoque P300e e do Discovery Sport P300e teoricamente conseguem utilizar seus automóveis apenas consumindo eletricidade e não ativando o motor térmico durante todo esse percurso, o que traz uma redução considerável para o custo de propriedade além de não agredir o meio-ambiente.

Trafegando no modo puramente elétrico, os dois utilitários esportivos conseguem alcançar 135 km/h de velocidade máxima. Segundo a Land Rover, é possível carregar os dois modelos de dois modos. Utilizando o cabo específico (Mode 2 Home Charging Cable) para uma tomada convencional, a recarga das baterias é realizada em 6h42min, processo que pode ser feito à noite, por exemplo, deixando o carro preparado para o uso no dia seguinte. Já em estações de recarga rápida (Mode 3 Charging Cable), que contempla tanto o wall box de 7 kW que pode ser instalado na residência como pontos públicos (disponíveis nas ruas ou em shoppings, entre outros locais), o tempo para que o Evoque P300e bem como o Discovery Sport P300e realizem uma carga de 0 a 80% da bateria fica em 1h24min. Com carregadores públicos mais potentes, de 32 kW e trabalhando em corrente contínua, a mesma carga de 0 a 80% é feita em apenas 30 min.

O Autoo procurou a Jaguar Land Rover para saber se a fabricante tem a intenção de oferecer os novos Evoque P300e bem como o Discovery Sport P300e no Brasil, mas até o momento não obteve retorno. Assim que a fabricante nos informar atualizaremos a notícia.

Land Rover Discovery Sport P300e 2020
Land Rover Discovery Sport P300e 2020
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!