Leitor flagra o sucessor do Ford Ka

Novo carro será apresentado no Brasil na próxima semana; nome Escort pode voltar

A versão mais cara pode adotar o motor 1.5 Sigma | Imagem: AUTOO/Rodrigo Pagano

A divisão brasileira da Ford está prestes a completar a renovação total de sua linha de automóveis, que será composta somente pelos chamados “carros globais”, que são fabricados em diferentes partes do mundo seguindo configurações muito semelhantes. Depois de Fiesta, Ranger, EcoSport, Fusion e Focus, agora é vez do Ka e do Fiesta Rocam saírem de cena para a chegada de um inédito compacto, cujo nome ainda é misterioso.

AUTOO mostrou projeções exclusivas de como será esse modelo nesta semana e agora recebeu imagens de protótipos flagrados pelo leitor Rodrigo Pagano sendo testados com disfarces na Rodovia Carvalho Pinto, em São Paulo (SP).

O novo carro vai deixar a Ford “melhor servida” no segmento de compactos populares, já que o Ka atual e o Fiesta Rocam caminham para seus últimos momentos no mercado brasileiro. Ambos os modelos já são projetos antiquados comparados à realidade do segmento, que nos últimos dois anos recebeu uma avalanche de novos produtos (Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Toyota Etios, Fiat Palio, Nissan March, entre outros).

A Ford já avisou que vai apresentar um “novo carro global” no próximo dia 12 de novembro, mas ainda não diz o que ele representa exatamente. No entanto, deve ser importante, já que até Bill Ford, presidente do conselho mundial da montadora e bisneto de Henry Ford, fundador da empresa, estará presente no evento ao lado de outras autoridades políticas na fábrica do grupo em Camaçari (BA).

Conforme o AUTOO apurou, o sucessor do Ka poderá até adotar outro nome que, aliás, é um velho conhecido do público brasileiro: Escort. Esse novo carro também vai ter uma variação sedã, que deve ser lançado mais adiante, após a divulgação do hatch.

Projeção: Veja como será o novo compacto global da Ford

Quanto às motorizações, o novo compacto da Ford poderá ser impulsionado pelo novo motor 1.0 EcoBoost (mas sem turbo), com apenas três cilindros (quando o mais comum são quatro), na versão de entrada, ao passo que um modelo mais refinado deve receber o bloco 1.5 Sigma, que equipa a versão de entrada do New Fiesta nacional.

Segundo fontes, o novo hatch de entrada da Ford será lançado no Brasil até março de 2014 numa faixa de preços entre R$ 27 mil e R$ 40 mil.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Citroën C3 Aircross chega com proposta racional

Citroën C3 Aircross chega com proposta racional

SUV produzido no Brasil tem bom conjunto mecânico e espaço interno mas deixa a desejar no acabamento. Veja avaliação
Aviação
Jato C-390 da Embraer é escolhido pela Coreia do Sul

Jato C-390 da Embraer é escolhido pela Coreia do Sul

Maior avião já fabricado no Brasil derrotou o Hercules em licitação da Força Aérea sul-coreana. País é o sétimo a comprar a aeronave de transporte
Motos
A moto Honda Salsichinha que faz até 66 km por litro

A moto Honda Salsichinha que faz até 66 km por litro

Conheça a Dax 125, modelo diminuto com rodas de 12 polegadas e motor econômico. Modelo pesa apenas 107 kg; saiba mais