Logan e Sandero 2020 devem estrear câmbio automático

Dupla deverá ser lançada até o fim de 2019 e antes do novo Duster, antecipa site
Imagem antecipando o facelift para as linhas Logan e Sandero produzidos no Brasil

Imagem antecipando o facelift para as linhas Logan e Sandero produzidos no Brasil | Imagem: Reprodução internet

Certamente a Renault não iria “gastar” três lançamentos relevantes no mesmo ano, porém, apesar de aguardarmos o novo Duster para o ano que vem, ao que tudo indica a história não será bem assim.

De acordo com reportagem publicada pelo UOL Carros no fim de semana, a Renault deverá mesmo apostar como grandes novidades para o próximo ano a linha 2020 de Sandero e Logan, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2019, conforme relata o texto. 

Apesar da demora, conforme já era especulado nos bastidores há um bom tempo finalmente o sedã e o hatch compacto ganharão uma opção de câmbio automático mais interessante do que a caixa automatizada presente nas versões EasyR. A dupla, no caso, passará a contar com o mesmo conjunto mecânico formado pelo motor 1.6 SCe e a transmissão automática CVT que figura em modelos da aliança Renault-Nissan aqui no Brasil, como é o caso do Renault Captur intermediário e dos Nissan March e Versa.

Além da evolução no conjunto mecânico, tanto o hatch como o sedã serão atualizados visualmente. Como é possível ver nas imagens coletadas no Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), o facelift dos dois modelos deverá seguir um rumo diferente do adotado na Europa, mas não estão descartadas evoluções no campo da segurança, com a adoção de reforços estruturais para elevar a proteção dos passageiros em caso de colisão. Com isso, a Renault aposta em melhorias na mesma linha do que foi feito no Chevrolet Onix e no Ford Ka após relatarem falhas graves de segurança em avaliações do Latin NCAP.

Ainda de acordo com relato do UOL Carros, o facelift do Logan e do Sandero deverá acrescentar aos modelos a opção de airbags laterais e ampliar a oferta dos controles de tração e estabilidade.

Por fim, além de alguns avanços na parte interna, como é visto nos novos Logan e Sandero vendidos na Europa, a central multimídia atual dos dois modelos deverá ser atualizada, muito provavelmente passando a oferecer sistemas de espelhamento de smartphones Apple CarPlay e Android Auto.

Lançado em 2014 para a gama Sandero e Logan, o câmbio automatizado EasyR infelizmente é mais uma transmissão do tipo que “não pegou” no Brasil. Prova disso é que a Renault hoje em dia sequer oferece a caixa automatizada para o hatch e o sedã. Apesar do custo menor, o que é condizente com a proposta de baixo custo de Sandero e Logan, as transmissões automatizadas ficam devendo muito em conforto e suavidade de operação. Dessa forma, ao migrar para o câmbio CVT, a Renault toma uma decisão correta. 

Recomendados por AUTOO

Youtube
Nova Chevrolet Spin 2025

Nova Chevrolet Spin 2025

Minivan renovada quer fazer frente aos quase SUVs do mercado
Aviação
Argentina terá caças F-16

Argentina terá caças F-16

Jato supersônico é rival do Saab Gripen, da Força Aérea Brasileira. Veja quantos aviões nossos vizinhos compraram
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!