LR mostra seus primeiros SUVs híbridos

Modelos com motores diesel e elétrico participarão de expedição de 16 mil quilômetros

A marca testou os modelos em uma expedição de 16.000 km, do Mediterrâneo a Ásia | Imagem: Land Rover

Com a crescente preocupação com o meio ambiente, os carros tiveram suas reputações colocadas em cheque. Normas mais rígidas em relação a emissões de poluentes entraram em vigor e obrigaram as montadoras a se adaptarem neste novo cenário. O downsizing, ou diminuição do tamanho dos motores, é uma das respostas tecnológicas. Mas existe uma alternativa ainda mais eficiente: os veículos híbridos. Combinando motores à combustão com elétricos, eles são extremamente eficientes no consumo de combustíveis e, consequentemente, menos poluentes.

Quem não poderia ficar de fora desta que é mais do que uma tendência de mercado é a aventureira Land Rover. A marca britânica ingressa pela primeira vez no segmento dos veículos híbridos com muito estilo, lançando de uma vez dois modelos e já engatando uma expedição entre a Inglaterra, país de origem da marca, e a Índia, terra da Tata Motors, o grupo controlador da LR.

Avaliação: AUTOO testa o novo Range Rover Vogue no Deserto do Saara

Para estrelar a nova fase da Land Rover os modelos escolhidos são o Range Rover Hybrid, baseado no Vogue, e o Range Rover Sport Hybrid. Ambos contam com a já conhecida motorização 3.0 V6 turbo diesel, só que desta vez combinada com um novo motor elétrico capaz de gerar 47 cv. O resultado é um veículo de 340 cv e 71,4 kgfm de torque que polui 26% menos do que a versão comum.

Segundo a Land Rover, os híbridos são capazes de rodar em modo elétrico a até 50 km/h por 1,6 km, sem ao menos acionar o motor a diesel. O sistema elétrico, composto por baterias de íons de lítio, inversor e um motor elétrico, pesa 120 kg e também é capaz de absorver parte da energia dissipada pelos freios.

Veja também: Evoque 2014 tem câmbio de 9 marchas
 
Os dados de consumo melhoraram e agora os Range Rovers fazem 15,6 km/l, nada mal para um carro de 2.394 kg. Para comparação, o Range Rover Vogue, que não é híbrido mas tem o mesmo motor a diesel, faz 13,3 km/l.

E a eficiência energética, assim como resistência do conjunto, serão colocadas à prova na maior expedição de aventura já realizada por automóveis híbridos, que começa hoje (22). Três deles partem de Solihull, na Inglaterra, para uma jornada que irá atravessar 16 mil quilômetros e dez países, entre eles a Alemanha, Polônia, Ucrânia, Uzbequistão e China. O destino é a cidade de Mumbai, na Índia.