Malibu ECO é opção para gastar menos

Novo sedã da Chevrolet na versão híbrida tem consumo médio de 13,7 km por litro

Chevrolet Malibu ECO | Imagem: GM

O novo Chevrolet Malibu já tem até versão híbrida. Chamada ECO, a opção com números de consumo de gasolina menores já está disponível nos Estados Unidos, onde pode ser comprado por preços começando em US$ 25.995, cerca de R$ 48.100 (sem contar impostos brasileiros).

E não é apenas o motor elétrico que ajuda o modelo a consumir menos. A série ecológica também conta com pneus de baixa resistência de rolagem, sistema stop/start, que desliga o motor em paradas curtas, freios regenerativos e melhorias aerodinâmicas na carroceria. A marca chama esse pacote de “eAssist”.

Segundo comunicado da Chevrolet, a fonte elétrica do Malibu ECO rende 15 cv extras, que atuam em momentos de aceleração mais fortes, poupando o esforço do motor a combustão. Esse, no caso, é um bloco 2.4 de 180 cv da família Ecotec, já reformulado com sistema de injeção direta de gasolina, que otimiza o consumo do combustível – a versão convencional do veículo usa o motor 2.5 Ecotec de 190 cv.

Com todo este aparato, o modelo, conforme dados da montadora, pode rodar 11,4 km/l em vias urbanas ou 16,1 km/l no ciclo rodoviário. Nesta toada e com ajuda do tanque de combustível com 60 litros de capacidade, a autonomia do Malibu híbrido pode superar os 880 km. Já a recarga das baterias (o jogo pesa 29 kg) é executada pela ação do motor a combustão e os freios regenerativos.

O status da operação do conjunto mecânico pode ser acompanhado pela tela central no painel. O sistema mostra quando o motor elétrico entra em ação e a condição da carga e temperatura da bateria. Além deste item, o Malibu ECO também traz de série 10 airbags, controles eletrônicos de estabilidade e tração e sistema de áudio premium.

Carros mundial da GM, a nova geração do Malibu também será oferecida no mercado nacional, mas somente a partir do próximo ano – a fabricante ainda não definiu a data. Entretanto, o modelo previsto para o mercado nacional é a série com motor 2.5, deixando poucas chances para chegada da linha ECO.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!