Marca chinesa mostra proposta de automóvel para o futuro
Conceito QorosQloud Qubed é capaz de reconhecer os gostos dos ocupantes e oferecer sugestões de lugares
Para este ano, o Los Angeles Auto Show Design Challenge, um concurso para designers de automóveis exibirem suas propostas para o futuro dos automóveis, tem como tema a transformação dos veículos para que eles interajam melhor com as pessoas até 2029. E a Qoros, marca de luxo da chinesa Chery, apresentou o QorosQloud Qubed nesta semana para a competição.
Em forma de conceito, o novo QorosQloud Qubed foi projetado por Jamie Barrett, Aditya Mahajan e Alex O’Brien. Apesar do visual controverso, o protótipo se destaca pelas tecnologias embarcadas, que de acordo com a fabricante asiática, devem ser empregadas nos carros de produção no ano proposto.
Uma dessas tecnologias é a capacidade de reconhecer, através dos cinco sentidos, o comportamento do motorista, desenvolvendo um relacionamento com ele com o passar do tempo. Graças a isso, o automóvel é capaz de aprender os gostos do proprietário e também amigos e membros da família, como os restaurantes preferidos e as preferências musicais.
Outra novidade é a capacidade de detectar quando o motorista está distraído ou dirigindo de forma irresponsável, ativando o modo autônomo de condução, para evitar uma colisão.