Nada de populares ou utilitários, as marcas chinesas instaladas no Brasil agora querem conquistar um público mais seleto e o caminho escolhido para isso é o mesmo: utilitários esportivos maiores e bem equipados.

É o que farão a Lifan, JAC e Chery nos próximos meses. A primeira delas é a Lifan que prepara o lançamento do X80 no dia 6 de junho. O modelo é um salto e tanto comparado ao X60, modelo da marca que mais fez sucesso no Brasil.

Lifan X80

Com espaço para sete pessoas, o X80 é equipado com motor 2.0 turbo de 192 cv e transmissão automática de 6 velocidades, além de suspensão independente nas quatro rodas. Entre os equipamentos destaca-se o painel de instrumentos digital, as rodas aro 19, câmera 360º de estacionamento, teto solar e uma miríade de assistentes eletrônicos de direção.

Sem o Inovar Auto que impedia a importação em condições mais competitivas, o X80 não precisará fazer escala no Uruguai antes de entrar no Brasil. Por isso estima-se que seu preço fique em torno de R$ 120 mil a R$ 130 mil, um valor bem mais em conta que o de alguns concorrentes.

JAC T80

O X80 terá a concorrência direta de outro chinês com designação semelhante, o T80, da JAC Motors. Chamado de S7 no exterior, o SUV, que chegou a ser cogitado como T70 por aqui, tem dimensões bem semelhantes ao Lifan e também utiliza um motor 2.0 turbo com cerca de 175 cv, mas seu câmbio automático de seis velocidades é do tipo de dupla embreagem. Há também uma versão com motor 1.5 turbo de injeção direta um pouco menos potente, mas certamente mais econômico.

Assim como o X80, o JAC oferece sete lugares e vários sistemas eletrônicos de condução semiautônoma. Entre eles, frenagem automática de emergência, assistente de faixa de rolamento, alerta de ponto cego e de colisão frontal além de ACC, o controle de cruzeiro adaptativo.

A JAC já testa o T80 no país e o mostrará ao público no Salão do Automóvel em novembro e passará a vendê-lo em seguida.

CAOA Chery Tiggo 7

Menor que seus ‘conterrâneos’, o Tiggo 7 também já está sendo nacionalizado há algum tempo – inclusive chegou-se a estimar seu lançamento no final do ano passado, mas o negócio entre Chery e CAOA acabou congelando seu desenvolvimento.

O SUV da Chery leva apenas cinco ocupantes, mas também oferece boas opções de motorização como um 2.0 turbo com transmissão CVT ou um 1.5 turbo com câmbio de dupla embreagem. O ar-condicionado é de duas zonas, há um enorme teto solar panorâmico, partida por botão, painel digital como seus concorrentes chineses e uso de ligas de aço de ultra alta tensão afinal a plataforma foi desenvolvida em conjunto com ninguém menos que a Jaguar Land Rover.

Em relação ao X80 e o T80, o Tiggo 7 tem uma pretensa vantagem: será fabricado no Brasil pelo grupo CAOA, que assumiu a operação este ano.

Nos passos da Hyundai

A estratégia de mirar num público mais exigente parece suicida afinal esses clientes valorizam marcas consagradas e carros com imagem admirada no mercado. Mas foi justamente esse caminho que a Hyundai trilhou há mais de uma década, quando era uma marca ignorada nas lojas.

Ao produzir veículos atraentes, bem equipados, porém, mais acessíveis, a montadora sul-coreana conseguiu aos poucos superar a má impressão que tinha. O resultado que os chineses esperam é que, ao convencer clientes mais abonados, possa transmitir esse desejo de compra para as categorias de carros mais em conta e aí sim voltar aos modelos de grande volume. É esperar para ver se a receita vai funcionar novamente.

 
 
Chery Tiggo 7 2018
 
Chery Tiggo 7 2018
Chery Tiggo 7 2018
Lifan X80 2018
 
Lifan X80 2018
Lifan X80 2018
Chery Tiggo 7 2018
 
Chery Tiggo 7 2018
Chery Tiggo 7 2018
JAC T80 2019
 
JAC T80 2019
JAC T80 2019
JAC T80 2019
 
JAC T80 2019
JAC T80 2019
JAC T80 2019
 
JAC T80 2019
JAC T80 2019
JAC T80 2019
 
JAC T80 2019
JAC T80 2019
JAC T80 2019
 
JAC T80 2019
JAC T80 2019
Acima o JAC T80, na China conhecido como S7, que será lançado no Brasil em novembro
 
Acima o JAC T80, na China conhecido como S7, que será lançado no Brasil em novembro
Acima o JAC T80, na China conhecido como S7, que será lançado no Brasil em novembro
Lifan X80 2018
 
Lifan X80 2018
Lifan X80 2018
Lifan X80 2018
 
Lifan X80 2018
Lifan X80 2018
Lifan X80 2018
 
Lifan X80 2018
Lifan X80 2018
Lifan X80 2018
 
Lifan X80 2018
Lifan X80 2018
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/