Marcas chinesas surpreendem no Euro NCAP

Geely Emgrand EC7 e Morris Garage MG6 receberam quatro estrelas; Fiat Panda e Renault Fluence ZE derraparam

Geely Emgrand EC7 em teste de colisão do Euro NCap | Imagem: Divulgação

Duas marcas chinesas conseguiram obter quatro estrelas no Euro NCAP, um dos crash-tests mais rigorosos do mundo. O feito, até então inédito para uma marca daquele país, foi obtido pelos modelos Geely Emgrand EC7 e Morris Garage MG6, esta última pertencente ao grupo chinês SAIC.

Essa evolução era de se esperar, pois vários mercados no mundo não vêem com bons olhos os carros chineses justamente pela falta de segurança que eles possuem. Além disso, essas duas marcas possuem parcerias com montadoras ocidentais – como BMW e GM – e isso foi um dos pontos cruciais para apresentarem tal evolução.

"Estes resultados constituem um marco para a indústria automotiva chinesa. É um sinal claro de que os fabricantes daquele país estão adquirindo experiência e conhecimento para investir em uma melhor segurança do veicular e é provável que em breve alcancem cinco estrelas" disse Michiel van Ratingen, secretário-geral da Euro NCAP.

Bons resultados para uns e derrapadas para outros

Outros 15 modelos também foram testados e alguns tiveram uma péssima surpresa, como foi o caso da nova geração do Fiat Panda, do Jeep Grand Cherokee, do Jaguar XF e do elétrico Renault Fluence ZE. Todos receberam quatro estrelas, sendo que o destaque ruim ficou por conta do modelo italiano. Em sua geração anterior, o Panda havia conseguido cinco estrelas e a explicação para cair um ponto na nova geração ficou por conta da ausência do controle de estabilidade que não é mais item de série no carrinho.

Volkswagen New Beetle e Up!, Skoda Citigo, Seat Mii, Subaru XV, Chevrolet Malibu e Volt, Mercedes-Benz Classe B e C Coupé, Land Rover Evoque e Kia Rio obtiveram cinco estrelas fechando a bateria de crash-test.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!