Maverick ou Ranger: qual é a escolha racional entre as picapes da Ford?

Novidade importada do México conta com valor semelhante ao de algumas versões da picape média
Ford Ranger e Maverick: propostas diferentes, preços semelhantes

Ford Ranger e Maverick: propostas diferentes, preços semelhantes | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Novidade importante para tornar mais robusto o portfólio de modelos da Ford no Brasil, a Maverick começou a ser vendida neste mês com uma estratégia bem definida. 

Ao optar somente por trazer ao país a Maverick em seu catálogo mais completo, no caso a versão Lariat FX4 tabelada em R$ 239.990, a Ford aposta no alto desempenho da picape e sua ótima qualidade dinâmica para se destacar no segmento de modelos intermediários, hoje amplamente liderado pela Toro. 

Uma questão importante envolvendo a Maverick, em especial ao olharmos para a própria gama atual da Ford, diz respeito a uma certa sobreposição de valores entre o modelo importado do México e a Ford Ranger, atual picape média da marca. 

Valores 

Basicamente, ao tomarmos como referência o preço da Maverick, quem visitar uma concessionária da Ford poderá encontrar a Ranger em três interessantes opções também gravitando nos R$ 240 mil. 

Talvez a mais direta delas é a Ranger XLS 2.2 diesel com tração 4x4 e câmbio automático de 6 marchas, que hoje está no mercado por R$ 243.990.  

Estamos falando de duas concepções de picapes muito diferentes, com a Ranger ostentando a tradicional receita de carroceria sobre chassi, enquanto a Maverick privilegia o rodar suave e estável proporcionado pela estrutura monobloco. 

Mesmo assim, o equilíbrio e bom custo-benefício da Ranger XLS citada anteriormente são duas características que vale a pena enfatizarmos. 

Pelo valor em questão, a picape média traz de série 7 airbags, central multimídia com câmera de ré, sensor de estacionamento, rodas de liga leve aro 17”, o controle de algumas funções do veículo diretamente no smartphone por meio do aplicativo FordPass, entre outros itens. 

Se não é tão esportiva na parte dinâmica, ao menos a Ranger tem o diferencial de transportar mais de uma tonelada na caçamba e traz a mecânica baseada na motorização diesel, algo que muitos consumidores de picapes julgam importante. 

Versões

Interessante pontuar ainda que a própria Ford lançou uma configuração da Ranger orientada para quem considera o uso da picape em um ambiente urbano. A Ranger Black, como é chamada, tem preço mais acessível (R$ 214.090), porém abre mão da tração 4x4 por conta de sua proposta. 

Mas algo que talvez o potencial cliente da Maverick também deve ficar atento é em uma das configurações mais interessantes da gama Ranger atual. 

Estamos falando da versão Storm (R$ 246.190), a qual ainda permanece em uma faixa de preço semelhante a da Maverick e tem como um de seus principais atributos a motorização 3.2 turbodiesel de 200 cv. 

Assim como a Ranger XLS, também encontramos na Storm o sistema de tração 4x4 e câmbio automático, sendo que a lista de equipamentos de série também é semelhante, mudando na Storm apenas o visual com apelo aventureiro, presente em itens como os adesivos laterais e a grade frontal própria da versão. 

A Ranger também pode receber como acessório a mesma opção de capota rígida com acionamento elétrico, recurso que favorece muito a praticidade no uso cotidiano da picape e garante alto nível de proteção para eventuais bagagens e objetos colocados na área de carga da picape. 

Em resumo, se considerarmos os atributos técnicos e de mercado das duas picapes, é fato que a gama Ranger demonstra contar com opções mais racionais na comparação com a Maverick. 

Obviamente, como mencionado em parágrafos anteriores, as propostas dos dois modelos são bem particulares e talvez o consumidor de uma Maverick sequer considere a compra de uma Ranger e vice-versa, porém, para quem ficar indeciso na hora de destinar seu dinheiro, talvez a picape média conte com apelo superior, em especial na versão Storm.

Vamos acompanhar se, quando a nova geração da Ranger estrear no Brasil em 2023, a conclusão desta análise será mantida. 

Ford Ranger e Maverick: propostas diferentes, preços semelhantes

Ford Ranger e Maverick: propostas diferentes, preços semelhantes

Ford Ranger Storm

Ford Ranger Storm

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa