Mazda terá novo motor rotativo no RX-9

Pressionada pela legislação ambiental, marca modernizará propulsor da nova geração do esportivo

Mazda RX-8 | Imagem: Mazda

O Mazda RX-8, com seu motor rotativo Wankel, é considerado um dos melhores carros esportivos de seu porte e preço. Entretanto, por conta de seu propulsor diferenciado, o modelo polui e consome combustível acima da média de seus concorrentes. Por esses motivos, a União Europeia cogita banir o veículo do continente a curto prazo. A fabricante japonesa, porém, não pretende abrir mão da tecnologia, tanto que já prepara melhorias para adequar a próxima geração da série RX às normas ambientais da região, segundo reportagem do website britânico AutoCar.
 

De acordo com a publicação, o RX-9, como deve ser chamado o substituto do RX-8, estreará também uma nova geração de motor rotativo. Conforme aponta a fonte, além de solucionar os problemas que denigrem o meio ambiente, o novo motor terá mais de 300 cv. As soluções virão a partir de novos sistemas de escape e catalizador, além do uso de um turbocompressor elétrico, ou seja, que não é movimentado pelo fluxo de gases de escape. Tal tecnologia, ainda inédita em carros de produção, anula o chamado turbolag, o tempo de reação do turbo, tornando o propulsor mais eficiente.

Com esses recursos, a Mazda também solucionará a questão do baixo torque nos primeiros giros do motor. Nessa configuração, o modelo estará apto a concorrer com veículos esportivos com motores V8. É esperado também que o novo RX, previsto para 2013, adote o padrão visual mais recenda da marca oriental, cuja principal característica são as linhas inspiradas nos movimentos do ar.

Motor Wankel
 

Diferente de motores que utilizam o ciclo Otto, o Wenkel dispensa cilindros e pistões em nome de um rotor em forma de triângulo equilátero, com arestas curvas, que gira dentro de uma carcaça por meio da força de expansão da queima de mistura ar-combustível. As vantagens desse tipo de motor é sua compacidade aliada a alta potência (o RX-8 atual tem motor birrotor 1.3 de 238 cv). No entanto, por funcionarem em giros mais elevados, esse tipo de propulsor acaba gastando e poluindo mais.