Mercedes-Benz desiste de ter um rival para o Audi A1

Dieter Zetsche, presidente da marca, reconhece que carro subcompacto 'não seria lucrativo'

Mercedes-Benz Classe A | Imagem: Divulgação

A Audi se livrou de um concorrente de peso no mercado de subcompactos de luxo, onde vende o A1. O presidente da Daimler, Dieter Zetsche, que é dona da Mercedes-Benz, reconheceu que a marca não deverá lançar um veículo menor que o Classe A: “Nós tivemos um longo debate sobre isso e decidimos que não há chance disso acontecer”, revelou Zetsche em um evento na Europa.

A razão apontada pelo executivo é que um hatch subcompacto não seria rentável para a empresa. Por outro lado, o grupo deverá ter no ano que vem um rival para modelos como o Fiat 500 e Opel Adam, mas da marca Smart – a empresa francesa lançará em breve o novo Smart Fortwo, para dois ocupantes, mas também o ForFour, para quatro pessoas e que terá porte semelhante ao dois rivais.

A ideia de ter uma linha de automóveis menores que o Classe A (foto) surgiu há alguns anos para aproveitar a nova plataforma do Smart e vender modelos por menos de 20 mil euros – cerca de R$ 65 mil. A demanda, no entanto, parece ser o principal motivo para a desistência da Mercedes. A própria Audi não tem no A1 seu principal modelo, apesar de ser o mais barato veículo da marca.