Mercedes-Benz EQB: marca lança versão elétrica do GLB

Terceiro modelo da família EQ apresentado apenas em 2021, SUV compacto oferece sete lugares
Mercedes-Benz EQB 2022

Mercedes-Benz EQB 2022 | Imagem: Divulgação

A Mercedes-Benz aproveitou o Salão do Automóvel de Xangai para apresentar o EQB ao mundo. É o terceiro modelo da família EQ de carros elétricos da marca a ser revelado apenas neste ano, tendo sido precedido pela EQA e o EQS. A produção ocorrerá na Hungria e na China. Os EUA devem receber o EQB no ano que vem. Ainda não há confirmação para o Brasil.

O Mercedes-Benz EQB tem as mesmas proporções gerais do GLB a combustão, incluindo a opção de 7 lugares. Nas medidas, a novidade tem 4,68 m de comprimento, 1,83 m de largura e 1,66 m de altura. O entre-eixos é o mesmo do GLB (2,83 m) e o porta-malas, na configuração de cinco lugares com a segunda fileira reclinada, chega aos 1.710 litros de capacidade. 

Mercedes-Benz EQB 2022
Mercedes-Benz EQB 2022
Imagem: Divulgação

Por dentro, o EQB deixa de lado a tela futurística do EQS em favor de um par de telas de 10,25 polegadas para o painel de instrumentos e para a central multimídia. Entre os itens de série, já conta com assistente de permanência em faixa, frenagem autônoma de emergência e detecção rápida de objetos na pista, mesmo durante a noite, chuva ou neblina. Opcionalmente, pode trazer ainda assistente de baliza. Ao contrário do GLB, que tem faróis de LED, o EQB faz uso de fibra ótica na iluminação, algo que a Mercedes afirma acrescentar uma emissão luminosa mais atrativa.

Inicialmente, a marca apresentou o EQB na configuração 350 4Matic, mas ele terá mais versões futuramente. De acordo com a Mercedes-Benz, os modelos de entrada terão baterias de 66,5 kWh. Pelo ciclo WLTP, a autonomia de uma carga pode chegar a 418 km, dependendo do motor e das baterias. Em termos de motores, o pequeno SUV elétrico de 7 lugares terá variantes com mais de 271 cv de potência e opções de tração dianteira ou integral. O modelo apresentado na China, na versão topo de linha AMG line, tem dois motores, tração nas quatro rodas e 291 cv.

Mercedes-Benz EQB 2022
Mercedes-Benz EQB 2022
Imagem: Divulgação