Mini-SUV da Hyundai, Casper mira público do Kwid

Aventureiro teve as primeiras imagens externas divulgadas na Coreia do Sul, onde deve chegar ainda neste ano. Modelo tem porte semelhante ao subcompacto da Renault
Hyundai Casper 2022

Hyundai Casper 2022 | Imagem: Divulgação

A Hyundai revelou nesta quarta-feira (1) na Coreia do Sul seu menor modelo SUV, o Casper, conhecido também pela sigla interna AX1.

Com formas retangulares e joviais, o Casper não faz segredo: é um rival direto do Renault Kwid e outros subcompactos com ares aventureiros. Mas a Hyundai reforçou esse aspecto, daí o ‘mini-SUV’ possuir uma altura de 1,58 m, 10 cm a mais que o Renault.

Comparado ao Fiat Mobi e ao próprio Kwid, o Casper está no meio termo: tem bom entreeixos de 2,4 m, uma largura de quase 1,6 m e 36, metros de comprimento. Perto do HB20, o modelo se mostra consideravelmente menor, como era de se esperar.

Mas o que a Hyundai quer com o Casper? Atingir aquele famoso e potencial cliente que não anda lá muito interessado em automóveis. Para isso ele é pequeno e potente – com opções de motor 1.0 aspirado de 85 cv ou 1.0 turbo, de 99 cv – e certamente virá equipado com muitos recursos eletrônicos.

Veja galeria de imagens do Hyundai Casper

A marca sul-coreana mostrou duas versões com pontos distintos, uma com ares esportivos e outra mais aventureira, com uma grade com elementos circulares. Em comum, o Casper tem uma frente que lembra um Land Rover, mas uma lateral de traços leves para um SUV.

Por enquanto, a Hyundai não divulgou imagens internas, mas é possível notar uma imensa central multimídia destacada no painel. O Casper também possui teto solar em ambas as versões.

Hyundai Casper 2022
Hyundai Casper 2022
Imagem: Divulgação

Quem quer comprar o Casper?

Sem contar a Coreia do Sul, o Casper mostra potencial de vendas em outros países, sobretudo na Ásia. A Índia é uma parada obrigatória, já que a legislação incentiva carros com menos de 4 metros de comprimento.

Mas e o Brasil? A experiência com modelos subcompactos não é das melhores por aqui. A Volkswagen amargou um certo fracasso com o up!, um veículo nascido na Europa, mas que ganhou alguns centímetros para tentar agradar. Nem assim deu certo, a despeito da qualidade do carro.

A Fiat, por sua vez, lançou o Mobi em 2016 e colheu resultados medianos. O modelo acabou tomando lugar do Uno e servindo como carro voltado ao uso corporativo, sobretudo.

Modelos Hyundai Casper Renault Kwid Fiat Mobi HB20
Comprimento 3,595 m 3,68 m 3,566 m 3,94 m
Largura 1,595 m 1,579 m 1,633 m 1,72 m
Altura 1,575 m 1,474 m 1,49 m 1,47 m
Entreeixos 2,4 m 2,423 m 2,305 m 2,53 m

Já a Renault teve uma recepção melhor do Kwid, graças ao visual mais aventureiro. Ele tem conseguido atrair tanto a atenção de empresas como do público geral.

Ainda assim, parece pouco promissor imaginar que o Casper possa angariar uma demanda muito maior sem sacrificar um HB20, por exemplo. É sabido que mesmo os hatches compactos vão acabar capitulando frente aos crossovers, mas talvez o tamanho ideal seja um pouco maior, algo mais em linha com o Fiat Pulse, por exemplo.