Nova Oroch será fabricada na Argentina, diz ministro; Renault não confirma

Declaração foi dada por José de Mendiguren, atual ministro da Produção, em evento no país vizinho
Renault Oroch 2023

Renault Oroch 2023 | Imagem: Divulgação

Uma fala mereceu destaque na participação de José de Mendiguren, atual ministro da Produção argentino, durante o 14° Colóquio Industrial 2022 realizado na cidade de Córdoba. 

Em sua apresentação, Mendiguren citou que Pablo Sibilla, atual CEO e presidente da Renault Argentina, lhe detalhou que a marca francesa tem nos planos um investimento da ordem de 300 milhões de euros para produzir no país a próxima geração da Oroch

Ainda segundo Mendiguren, a nova Oroch poderá alcançar um conteúdo de 35% a 40% de localização de peças e as exportações deverão responder por 65% do volume fabricado no país. 

Em resposta à fala do ministro, a Renault emitiu uma nota oficial por meio da qual explica que “continua trabalhando no projeto de desenvolvimento de uma nova plataforma de produção em sua Fábrica Santa Isabel, em Córdoba, através da qual aumentará seu perfil exportador a partir de 2024”. 

Ainda em sua nota, a Renault salienta que “o modelo a ser produzido nessa plataforma ainda não foi confirmado e servirá para continuar promovendo o plano estratégico Renaulution apresentado pela empresa há cerca de dois anos”. 

Vale salientar que a Oroch atualmente é produzida no Brasil e exportada para os mercados da região. 

Renault Oroch 2023
Renault Oroch 2023
Imagem: Divulgação

Apesar de leves aprimoramentos estéticos inaugurados em sua linha 2023 – a qual teve como principal novidade a chegada do propulsor 1.3 turbo no portfólio de versões – é fato que a Renault Oroch precisará passar por uma renovação mais profunda para encarar novos rivais. 

Talvez um dos principais deles será a nova Chevrolet Montana, que fará sua estreia no Brasil no começo do ano que vem e deverá ter porte e atuar em uma faixa de preço condizente com a da Renault Oroch. 

Desde 2021, os planos da Renault para centralizar suas operações de veículos comerciais na Argentina já eram conhecidos. À época, a iniciativa também aguardava o sinal verde por parte da matriz francesa para ser implementada. 

Apesar da possibilidade crescente do fim da produção da Oroch no Brasil em um cenário de médio prazo, é fato que a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi deverá centrar no país a fabricação de seus automóveis de passeio. Trata-se, portanto, apenas de uma racionalização no esquema fabril das marcas aliadas. 

Atualmente a Renault Oroch é comercializada no Brasil em três versões, duas delas (Pro e Intense) com motor 1.6 16V e a topo de linha Outsider com propulsor 1.3 turbo e câmbio automático CVT, todas com tração dianteira. Para o mercado argentino, a Renault disponibiliza uma interessante configuração da Oroch com tração integral, a qual não parece estar nos planos da marca para o Brasil. 

Renault Oroch 2023
Renault Oroch 2023
Imagem: Divulgação

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

Recomendados por AUTOO

Youtube
RAM Rampage Laramie a diesel

RAM Rampage Laramie a diesel

Será que ainda é vantajoso ter picape com motor turbodiesel?
Aviação
Força Aérea Brasileira confirma: quer caças F-16 dos EUA

Força Aérea Brasileira confirma: quer caças F-16 dos EUA

Mas nega que isso possa atrapalhar operação dos novos Gripen suecos
MOTOO
A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

Lista reúne as 10 motos mais baratas do Brasil em maio de 2024. Descubra as opções