Mitsubishi desbanca Citroën e amplia domínio asiático no Brasil

Fabricante japonesa agora é a 10ª marca mais vendida do país. Asiáticos ocupam outras quatro posições no top 10

Os LEDs frontais são o principal destaque do ASX 2015 | Imagem: Mitsubishi

No topo do ranking de marcas de automóveis mais vendidas, tudo permanece como sempre foi: Fiat, Volks, GM e Ford ainda dominam o segmento, embora tenham perdido participação nos últimos anos. Mas é na metade inferior do top 10 que estão as novidades. Desde setembro, cinco marcas asiáticas estão entre as mais vendidas no Brasil – a novidade é a Mitsubishi, que desbancou a francesa Citroën.

A marca japonesa chegou a 43.490 unidades emplacadas até setembro enquanto a Citroën acumula 41.934 unidades vendidas. A estranha no ninho é outra francesa, a Renault, que é a 6ª marca do ranking e que já teve a companhia de suas conterrâneas. A Peugeot, por exemplo, hoje é apenas a 12ª colocada, longe do 7º posto que um dia já chegou.

Mas o 10º lugar obtido pela Mitsubishi tem seus méritos. A montadora, que é representada no Brasil pelo grupo Souza Ramos, soube criar uma aura de aventura na marca e, assim, garantir uma clientela fiel. Para se ter uma ideia, existe apenas um modelo que não é capaz de enfrentar os lamaçais, o sedã Lancer. De resto, todos têm um pé na terra.

Graças a isso, a Mitsubishi vê suas vendas crescerem 15,5% em 2014 se comparado ao ano passado, na contramão do mercado em geral, que está em queda. A presença da marca deve crescer em 2015, quando o Lancer passar a ser produzido em Goiás, na fábrica onde hoje saem a picape L200, o TR4, Dakar e o ASX (foto).

Marcas mais vendidas em 2014
AUTOO

Mitsubishi entra para o top 10, onde já existem outras quatro marcas de origem asiática

Paladar oriental

O fato de um japonês estar entre os 10 mais não é mera coincidência. De todas as marcas que desembarcaram no Brasil após a abertura do mercado em 1991, os asiáticos foram os que melhor entenderam o gosto do brasileiro. Primeiro foi a Toyota que, em 2002, lançou um Corolla mais instigante, e depois a Honda, que emplacou sucessos em sequencia – Fit, Civic e City. A Nissan, que inaugurou sua primeira fábrica no país, é a outra das quatro fabricantes nipônicas bem vistas pelo público.

O quinto elemento desse grupo é a Hyundai, que se tornou um fenômeno na última década. A marca coreana primeiro virou desejo da classe média com SUVs como o Tucson e o Santa Fe, e automóveis como o Azera e o i30. Mas foi com sua primeira família de compactos nacionais que a montadora conseguiu um feito: virou a 5º marca mais vendida do Brasil, muito próxima da Ford.

O próximo passo será mais difícil. Para tirar uma das quatro marcas tradicionais é preciso mais que bons produtos. Contam aí uma rede ampla, uma linha mais abrangente e também uma atuação mais ativa com vendas diretas. Mas aí corre-se o risco de perder margens de lucro. Talvez as conquistas atuais já sejam suficientes.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Modelo ganhou novo visual e alguns equipamentos interessantes. Assista
Aviação
Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Embraer KC-390 da FAB pode ser convertido para avião bombeiro. Veja como funciona
MOTOO
Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Uma das maiores montadoras do mundo, a gigante indiana construiu fábrica própria em Manaus para produção de motocicletas