O leque de parceiros da Nissan tem mais um participante. Desta vez é a Mitsubishi Motors (MM) que se une a empresa liderada pelo brasileiro Carlos Ghosn para a criação de um novo veículo compacto de baixo custo. Segundo comunicado das fabricantes divulgado nesta terça-feira (14), o veículo chega ao mercado em 2012 e tem como principal meta atender mercados emergentes. O veículo será fabricado na Ásia e na América, possivelmente no México.

“Na indústria automobilística globalizada cooperações para o desenvolvimento de projetos específicos começam a se tornar algo comum”, apontou Ghosn no informe da Nissan. Além da Mitsubishi, a marca japonesa mantém uma forte aliança com a Renault e também é parceira da Daimler na criação de veículos compactos.

Além do projeto para o novo carro, a parceria entre as empresas nipônicas também inclui uma “troca de favores” de produção. A Nissan fabricará para a Mitsubishi uma pequena van comercial para o mercado japonês. Em contrapartida, a MM construirá para sua nova aliada um SUV destinado ao leste europeu. Porém, as empresas ainda não divulgaram informações adicionais sobre essas operações.

Conheça os carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos

Thiago Vinholes

|