Mitsubishi Engelberg Tourer pode antecipar o novo Pajero Full

Conceito aposta na eletrificação para poluir menos e se destacar no off-road
Mitsubishi Engelberg Tourer

Mitsubishi Engelberg Tourer | Imagem: Divulgação

Ele pode não ter ocupado as manchetes do Salão de Genebra 2019 ao lado de muitos supercarros que geralmente são revelados na mostra europeia, mas é interessante ficarmos atentos em especial a um conceito que a Mitsubishi levou para a tradicional exposição suíça. Trata-se do Engelberg Tourer, que, muito provavelmente, sinaliza os caminhos da marca para a próxima geração do Pajero Full.

O nome do protótipo faz referência ao tradicional complexo de esqui localizado na região central da Suíça, conhecido por suas belas paisagens e pistas desafiadoras para os fãs do esporte. Não por acaso, o gelo/neve representa um dos pisos de menor aderência sobre o qual os veículos podem trafegar, representando algo ainda mais difícil do que lama ou barro, sendo que apenas carros dotados de um bom sistema de tração nas quatro rodas conseguem trafegar com segurança por locais com esse clima.

Por essa razão a Mitsubishi escolheu o pitoresco cenário para realçar o seu sistema de tração mais avançado presente no Engelberg Tourer. Combinando um motor elétrico com um propulsor 2.4 a combustão projetado especialmente para esse fim, o Mitsubishi Engelberg Tourer é um híbrido plug-in capaz de rodar por cerca de 70 km apenas em modo elétrico com sua bateria completamente carregada ou superar os 700 km de autonomia colocando em conjunto o funcionamento do motor a gasolina.

De acordo com a Mitsubishi, o sistema de tração S-AWC (Super All-Wheel Control) atua em conjunto com o AYC (Active Yaw Control) para oferecer um controle dinâmico mais preciso e distribuir o torque da melhor maneira entre as rodas. Segundo a fabricante japonesa, “a divisão de torque entre as rodas dianteiras favorece as respostas ao dirigir e entrega uma satisfação em termos de manuseio não esperado em um SUV desse porte”.

Um traço interessante do Engelberg Tourer é que, assim como em alguns carros elétricos como o Nissan Leaf, o conceito da Mitsubishi também terá uma funcionalidade que permite o suprimento das necessidades de energia de uma casa por meio do veículo. Para isso, a fabricante oferecerá um carregador bi-direcional especial em conjunto com o veículo.

Com a recente evolução do Pajero Sport para um veículo muito mais nobre e dotado de um bom pacote de equipamentos, fica clara a necessidade do Pajero Full, SUV topo de linha da Mitsubishi, também dar o mesmo salto em termos de refinamento de projeto. Pelas características que apresenta, é muito possível enxergar no Engelberg Tourer muitos traços, inclusive estéticos, que deverão estar presentes na próxima evolução do Pajero Full. 

 

Mitsubishi Engelberg Tourer
Mitsubishi Engelberg Tourer
Imagem: Divulgação

 

Assine a newsletter semanal do AUTOO!