Modelos de Fiat, Jeep e Ram vendidos no Brasil terão internet embarcada a partir de 2021

FCA e TIM Brasil anunciam parceria para carros conectados a partir do ano que vem
Modelos de Fiat, Jeep e Ram vendidos no Brasil contarão com internet embarcada a partir de 2021

Modelos de Fiat, Jeep e Ram vendidos no Brasil contarão com internet embarcada a partir de 2021 | Imagem: Divulgação

Seguindo os passos da Chevrolet com a central multimídia MyLink hoje já difundida em grande parte da linha, a Fiat Chrysler anunciou nesta quarta-feira (28) uma parceria com a TIM Brasil para oferecer soluções de conectividade embarcada nos carros das marcas Fiat, Jeep e Ram comercializados no Brasil a partir do primeiro semestre de 2021.

De acordo com comunicado da fabricante, os “futuros lançamentos da FCA no Brasil vão contar com o eSIM, chip virtual para acesso a Wi-Fi nativo a bordo, com a qualidade da cobertura 4G da TIM e a maior rede de Internet das Coisas (IoT) do País”. Hoje, como dito no parágrafo anterior, a Chevrolet oferece um serviço semelhante em seus automóveis utilizando a operadora Claro como provedora da tecnologia.

A conectividade permitirá a comunicação ativa e em tempo real do carro com o usuário, com a FCA e com a rede de concessionárias. Os clientes da FCA se beneficiarão com uma variedade de serviços, desde conteúdos de entretenimento e segurança, até aplicativos que interagem com o veículo. Será possível, por exemplo, dar a partida remotamente no veículo e acionar o ar-condicionado ou o aquecedor para garantir a temperatura interna ideal antes mesmo da entrada no carro. Também permitirá a identificação remota de eventuais falhas no veículo com a possibilidade de diagnósticos mais ágeis e precisos. Tudo isso graças aos sensores conectados, que enviam dados continuamente para a FCA”, explica a fabricante. “A conexão com a Internet via 4G permitirá, ainda, a atualização de softwares e aplicativos pela nuvem e a integração com assistentes pessoais”, completa a montadora. 

As marcas do grupo FCA prometem um cronograma de lançamento bastante intenso em 2021, os quais já devem ser beneficiados com o recurso da internet embarcada. A Fiat deverá lançar seu SUV compacto nacional, enquanto, entre os produtos inéditos, a Jeep tem programada para o segundo semestre a estreia do seu futuro SUV 7 lugares produzido em Goiana (PE). Certamente diferenciais como o Wi-Fi nativo, entre outros recursos, vai tornar esses modelos ainda mais interessantes. Vamos acompanhar.

Fiat Mobi 2021
Fiat já oferece em sua gama conectividade via Apple CarPlay e Android Auto sem fio
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!