SUV 7 lugares, facelift para o Compass, híbridos: o que esperar da Jeep em 2021

Montadora terá um ano agitado em 2021 com a estreia de novidades importantes na gama
Jeep Compass 4xe e Renegade 4xe

Jeep Compass 4xe e Renegade 4xe | Imagem: Divulgação

Aproveitando a estreia nesta quarta-feira (7) do Jeep Challenge Brasil, reality show promovido pela fabricante no país, a marca norte-americana realizou uma coletiva de imprensa onde confirmou algumas estratégias relevantes que serão colocadas em prática a partir do ano que vem.

Entre as novidades de produto, a Jeep confirmou para o segundo semestre de 2021 o lançamento de seu aguardado SUV 7 lugares produzido em Goiana (PE). A novidade, portanto, será o terceiro modelo com fabricação local da marca. Na planta pernambucana também são produzidos o Renegade e o Compass ao lado da picape compacta-média Fiat Toro.

Um dado interessante adiantado pela Jeep é que o futuro modelo 7 lugares contará exclusivamente com motorização turbo em todas as versões. Nosso palpite, tomando como base as declarações, é que a novidade deverá sair de fábrica com o 2.0 turbodiesel sob o capô (o que, em paralelo, sinaliza a oferta de tração integral) bem como o novo propulsor 1.3 flex sobrealimentado da família GSE Turbo. Sofisticado, o motor bicombustível conta também com injeção direta e a geração mais recente do sistema MultiAir, que permite controlar não só do tempo, bem como do curso de abertura das válvulas. O 1.3 turbo deverá se notabilizar pelo bom torque em baixas rotações, como é característico em motores com indução de ar forçada. Uma boa dose de força a todo momento é uma qualidade necessária em um modelo de maior porte como será o caso do terceiro SUV nacional da Jeep.

Esse mesmo motor da nova família GSE Turbo produzida em Betim (MG) também deverá figurar no Jeep Compass a partir do próximo ano. Provavelmente o 1.3 turbo substituirá o atual 2.0 flex aplicado nos catálogos de entrada do Compass, decisão que vai elevar consideravelmente a eficiência mecânica do SUV médio. A Jeep não deu um prazo para estreia do Compass 2022, mas uma boa aposta reside no decorrer do primeiro semestre. Além da evolução técnica, o Compass 2022 receberá uma leve revisão do design externo, concentrada em especial na dianteira e acompanhada por aprimoramentos na cabine, tais como a estreia de uma central multimídia avançada e com uma tela maior dependendo da versão. Um acréscimo nos itens de tecnologia e assistentes de condução também foi mencionado pela imprensa especializada europeia. 

Acima o Jeep Compass Limited 2020 produzido na Europa
Acima o Jeep Compass Limited 2020 produzido na Europa: por lá, SUV já conta com motor 1.3 turbo
Imagem: Divulgação

Ainda para 2021, a Jeep anunciou que começará a eletrificação de sua gama brasileira com a importação de algum modelo híbrido plug-in da linha 4xe. A fabricante não antecipa se o Compass 4xe ou o Renegade 4xe será o escolhido para inaugurar a tecnologia por aqui, mas a perspectiva é que as duas variantes integrem a linha em um futuro próximo.

Por fim, a inédita picape da marca, a Jeep Gladiator, segue nos planos da empresa para o Brasil, porém sem uma previsão de lançamento uma vez que toda a produção do modelo atualmente está focada em abastecer o mercado norte-americano. O futuro Jeep Grand Wagoneer, SUV grande pensado para os EUA, não está sendo considerado para nosso país por conta do tamanho e do custo que o produto teria aqui. 

A Jeep reitera que vai preparar uma série de iniciativas para comemorar os 80 anos da marca alcançados em 2021, figurando entre elas a apresentação dos novos modelos.

Detalhe da central multimídia Uconnect que estreia aprimoramentos no Compass europeu
Detalhe da central multimídia Uconnect que estreia aprimoramentos no Compass europeu
Imagem: Divulgação

Aplicativo interessante 

Aproveitando a coletiva de imprensa desta quarta, a marca revelou um interessante aplicativo para quem quer um pouco mais de aventura ou conhecer locais diferentes.

Chamado Jeep Trilhas, o aplicativo é voltado ao público em geral e não apenas aos proprietários de carros da marca. A iniciativa “apresenta roteiros pelo Brasil, oferece descontos e traz uma proposta de gamificação, que premia os usuários que completam as trilhas sugeridas com badges”, explica a fabricante.

O dispositivo indica as melhores trilhas de cada lugar, como a Serra do Soarinho (RJ) ou o Pico dos Remédios (SP), e salva os mapas automaticamente no celular para que o motorista não dependa de internet durante o seu percurso. É possível escolher os trechos ainda verificando fotos da região, duração, distância, complexidade, pitstops e as avaliações de outros usuários, assim como ver a elevação máxima e mínima da trilha, pontos de atenção, entre outros detalhes”, completa a Jeep.

Detalhe do aplicativo Jeep Trilhas
Detalhe do aplicativo Jeep Trilhas
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!