Morre Antônio Megale, o pai do Rota 2030

Executivo foi presidente da ANFAVEA e um dos principais executivos do setor automotivo
Antônio Megale foi presidente da ANFAVEA entre 2016 e 2019 e pode ser considerado o pai do Rota 2030

Antônio Megale foi presidente da ANFAVEA entre 2016 e 2019 e pode ser considerado o pai do Rota 2030 | Imagem: Divulgação

A ANFAVEA, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, comunica o falecimento de Antônio Megale, que tinha 66 anos, presidiu a entidade de 2016 a 2019 e teve um papel fundamental para a previsibilidade e o avanço tecnológico dos veículos nacionais, em vários aspectos, para que o Rota 2030 fosse implementado.

VEJA TAMBÉM:

Após o fim do programa Inovar-Auto, em 2017, o setor automotivo viveu um hiato, no qual nenhuma política industrial específica esteve em vigor. O anúncio do Rota 2030 foi adiado várias e várias vezes, e não foram poucos os executivos a manifestar sensação de que o novo regime não sairia do papel.

Mas Megale jamais desistiu. Em uma verdadeira maratona de viagens a Brasília, conseguiu explicar ao então presidente, Michel Temer, que “todos os países que têm indústria automotiva forte adotam uma política setorial”.

Derrubando todas as barreiras, e para surpresa de muitos, o Rota 2030 foi anunciado oficialmente em julho de 2018 e instituído formalmente em outubro daquele ano, quando Temer assinou, ao lado de Megale, na abertura do Salão do Automóvel, decreto que regulamentava seu funcionamento.

Isso foi possível porque, de maneira extremamente rara, o mineiro Antonio Megale conseguia reunir dois amplos talentos: um nato negociador e expert técnico. Afinal, formou-se em engenharia mecânica pela UFRJ e chegou a diretor de assuntos governamentais da Volkswagen do Brasil, após carreira brilhante em outras empresas, como Chrysler e Renault.

Na área associativa foi também presidente da AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva) por dois mandatos seguidos (2011 a 2014) e vice-presidente da Fiesp (2017 a 2021). Em julho de 2022, após praticamente quatro décadas de dedicação ao setor automotivo nacional, anunciou aposentadoria de todas as suas atividades profissionais.  

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter


 

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa