Ficção científica? Hyundai vai produzir carros com pernas robóticas

Novo estúdio criado nos EUA pela marca será responsável por veículos ''inovadores'' e soluções de mobilidade
Desenho proposto pelo New Horizons Studio da Hyundai

Desenho proposto pelo New Horizons Studio da Hyundai | Imagem: Divulgação

O Grupo Hyundai anunciou a criação do New Horizons Studio, um novo estúdio com base no Vale do Silício (EUA) que terá como foco o desenvolvimento de novas formas de mobilidade. A empresa reforçou que não se tratam especificamente de veículos tradicionais, mas criações totalmente novas com formas variadas de propulsão.  

Em nota, a empresa sul-coreana explica que o New Horizons Studio prevê a construção de veículos para mobilidade sem nunca antes vistos, ultrapassando os limites tradicionais de desenvolvimento, construindo assim modelos capazes de atravessar quaisquer terrenos com capacidade até então inexistentes. Para tal, utilizará uma combinação de robótica e tecnologia de locomoção sobre rodas.

Saiba mais: Hyundai ix35 não sairá de linha e ainda ganhará facelift

Hyundai
Hyundai "Elevate" Walking Car Concept
Imagem: Divulgação

O vice-presidente Dr. John Suh, líder do New Horizons Studio, afirmou que o "objetivo é criar a primeira classe veículos transformáveis do mundo, também conhecido como Ultimate Mobility Vehicles, UMVs". Um dos exemplos de trabalho que o novo estúdio desenvolverá é o Hyundai Elevate, apresentado na CES 2019. Ele será o conceito de veículo inaugural do estúdio de inovação. 

Hyundai
Hyundai "Elevate" Walking Car Concept
Imagem: Divulgação

O veículo não depende apenas de rodas e consegue enfrentar situações de direção desafiadoras. Por exemplo, um carro com pernas robóticas pode salvar vidas como o primeiro a responder em desastres naturais, ou ajudar pessoas com dificuldade de locomoção que não têm acesso a uma rampa. Tais pessoas podem chamar um veículo como este para caminhar até a porta da frente, subir os degraus, nivelar-se e permitir que cadeiras de rodas entrem. Os veículos utilizam uma combinação de rodas com propulsão independente e hastes articuladas para atingir tal resultado. 

Desenho proposto pelo New Horizons Studio da Hyundai
Desenho proposto pelo New Horizons Studio da Hyundai
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!