Niro será o primeiro ''Full Hybrid'' da Kia no Brasil; novo Sportage estreia em julho

SUV médio da marca contará com motor 1.6 turbo e sistema híbrido-leve
Kia Niro 2023

Kia Niro 2023 | Imagem: Divulgação

Como já havia antecipado no fim de 2021, a Kia anunciou nesta semana mais detalhes sobre sua ofensiva de novidades para o mercado brasileiro. 

Os responsáveis pela marca no país anunciaram para julho a estreia do Sportage Mild Hybrid por aqui, produto que, após o Stonic, também contará com sistema de propulsão híbrida-leve. 

A configuração do SUV médio escalada para o Brasil usa como base o motor 1.6 16V turbo com injeção direta da família Smartstream capaz de entregar até 180 cv e 27 kgfm de torque. O propulsor térmico opera somente com gasolina. 

Trabalhando em conjunto com o câmbio de dupla embreagem e 7 marchas, o sistema híbrido-leve baseado em uma arquitetura de 48V ajuda na recuperação da energia que seria desperdiçada nas frenagens para auxiliar nas acelerações do SUV, reduzindo, com isso, o consumo e otimizando a performance. 

Já para o mês seguinte, a Kia Brasil confirmou o lançamento da geração mais recente do Niro, modelo que será o primeiro “Full Hybrid” da marca por aqui. 

Revelado no fim do ano que vem, o Niro 2023 com propulsão híbrida traz um conjunto eletrificado mais robusto, que associa um motor 1.6 com um propulsor elétrico de 45 cv para entregar uma potência combinada total na casa de 140 cv.

Segundo dados do modelo nos EUA, o SUV alcança um consumo médio combinado de 22,5 km/l, com autonomia próxima dos 950 km. 

Com tamanho interessante, o Niro em sua nova geração conta com 2,72 m de entre-eixos e 4,42 m de comprimento, dimensão equivalente a de um Jeep Compass, por exemplo. O modelo, ao menos no exterior, foi revelado com um bom pacote de tecnologia, oferecendo os principais assistentes de condução e o sistema Digital Key 2.0, que transforma o smartphone na chave do carro. 

Kia Sportage Mild Hybrid
Kia Sportage Mild Hybrid
Imagem: Divulgação