Nissan Leaf autônomo anda em via expressa no Japão

Carro que não exige motorista para circular circula por estrada pela primeira vez no país asiático

Nissan Leaf elétrico e autônomo pega estrada no Japão pela primeira vez | Imagem: Divulgação

A Nissan deu mais um passo em direção à era dos veículos autônomos. Um Leaf elétrico que não necessita de motorista circulou por vias expressas no Japão pela primeira vez em um evento público. O teste ocorreu nesta semana e contou com a presença do governador da província de Kanagawa, Yuji Kuroiwa, e com o vice-presidente da Nissan, Toshiyuki Shiga.

Ambos andaram no automóvel, enquanto ele operava em modo completamente automático na estrada, apesar de sempre estar com uma pessoa atrás do volante por razões de segurança. Depois, o modelo levou jornalistas para o passeio, que ocorreu sem incidentes.

“A Nissan busca para o futuro um veículo mais seguro, confortável e amigo do meio ambiente”, afirmou Shiga, vice-presidente da Nissan. “Com estes testes ocorrendo em vias expressas, esperamos obter avanços no desenvolvimento tecnológico para em breve implementarmos com sucesso veículos autônomos”, continuou o executivo. A Nissan promete vender veículos com tal tecnologia já em 2020.

Veja também: AUTOO pegou carona no carro da Nissan que dirige sozinho

O Leaf elétrico do feito já esteve sob os holofotes antes, quando foi primeiro autônomo a ser emplacado no Japão, há cerca de dois meses. O carro possui diversos sensores e câmeras para realizar todas as manobras necessárias a uma condução segura sem intervenção humana, segundo a Nissan.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise