Nissan Magnite, SUV do tamanho de um Fiat Argo, deverá ter opção 7 lugares

Modelo com porte abaixo dos utilitários esportivos convencionais foi cogitado para o Brasil
Nissan Magnite 2021

Nissan Magnite 2021 | Imagem: Divulgação

Muito já se falou sobre a possibilidade de a Nissan nacionalizar o Magnite, interessante SUV subcompacto apresentado inicialmente na Índia e projetado para mercados emergentes. A expectativa era de que o modelo poderia ocupar o lugar deixado pelo March na fábrica de Resende (RJ). 

Considerando que a produção do hatch encerrou em 2020 e, até o momento, a Nissan não anunciou nenhum novo modelo para sua planta fluminense, pode ser que o tema tenha arrefecido dentro da empresa. 

De qualquer forma, por se tratar de um produto com muitas características que o tornariam uma escolha natural para o mercado brasileiro (como o projeto pensado para países emergentes, de olho no baixo custo), vale a pena acompanharmos tudo o que cerca o Nissan Magnite. 

Nesta segunda-feira (14) a revista Autocar India publicou uma interessante apuração sinalizando que a Nissan está desenvolvendo uma configuração com 7 lugares para o Magnite. 

VEJA TAMBÉM:

O fato chama a atenção pelo fato do crossover contar com exatos 3,99 m de comprimento, 1,76 m de largura e 2,50 m de entre-eixos, dimensões, portanto, extremamente compactas e que o aproximam de um hatch como o Fiat Argo. 

Logo, a terceira fileira de assentos no Nissan Magnite deverá ser limitada para o uso de crianças ou pessoas de baixa estatura. 

Vale ressaltar que a ideia não é algo exclusivo da Nissan, uma vez que a Kia oferece uma versão 7 lugares do Sonet (crossover de proposta semelhante ao Magnite), a qual é produzida na Índia e exportada para alguns países da região. A Renault, por sua vez, conta com a minivan Triber

Na Índia, carros com até 4 metros de comprimento são enquadrados em uma faixa tributária menor, o que justifica a investida de diversas marcas em automóveis dentro do padrão. Os SUV pequenos com 7 lugares, por sua vez, miram em famílias mais numerosas que precisam de um carro acessível para seu deslocamento. 

A previsão, segundo apuração dos colegas indianos, é que o Magnite 7 lugares não conte com nenhuma alteração estética ou mecânica em relação ao crossover atual. A única particularidade do modelo com 7 lugares seria a inclusão de um mecanismo de rebatimento para a segunda fileira de assentos que facilite o acesso aos bancos posteriores do Nissan.

Nissan Magnite 2021
Detalhe da cabine do Nissan Magnite atual com 5 lugares
Imagem: Divulgação