No Brasil em 2022? O que já sabemos sobre a Ford Maverick

Picape compacta-média terá porte e faixa de preço inspirados pela Fiat Toro
Projeção de Kleber Silva para a Ford Maverick baseada em flagra recente

Projeção de Kleber Silva para a Ford Maverick baseada em flagra recente | Imagem: Kleber Silva

Certamente uma notícia que mexeu com o universo automotivo ao longo do fim de semana foi a primeira imagem vazada da Ford Maverick com a dianteira totalmente “limpa”, sem qualquer camuflagem pesada que nos impedisse de constatar de uma vez por todas como será a parte frontal da picape.

Ao contrário do que algumas apostas sugeriam, a Ford não vai compartilhar a mesma dianteira do Bronco Sport na picape, conferindo ao modelo uma identidade própria dentro da gama. De qualquer, é bom que se diga, a plataforma da Maverick será a mesma do SUV, no caso a C2 provavelmente alongada e com alguns reforços estruturais para suportar mais peso na caçamba.  

Também até onde sabemos por meio de flagras nos EUA e por meio de informações da imprensa especializada local, a Maverick também deverá ser comercializada somente com opção de carroceria 4 portas. Fato é que a Ford deverá conferir à Maverick o apelo de uma picape muito mais voltada ao lazer e o uso urbano do que outros modelos de sua gama como a Ranger, por exemplo. É a mesma linha de raciocínio e proposta que encontramos na Fiat Toro, modelo que conquistou uma ótima aceitação no país.

Sob o capô da Maverick até o momento são quatro possibilidades especuladas pela imprensa norte-americana. Versões de entrada poderão contar com o motor 2.0 16V aspirado com injeção direta que figurava sob o capô do Focus vendido aqui. Já os catálogos intermediários e mais caros poderão oferecer como opções os propulsores 1.5 e 2.0 ambos da linha EcoBoost, portanto com turbo e injeção direta para maximizar a eficiência. A alternativa mais sofisticada que corre nos bastidores é um powertrain híbrido de configuração até agora não conhecida. Todos os motores deverão trabalhar com câmbio automático de 8 marchas e, além da tração dianteira para as versões mais baratas, a Ford deverá aplicar na picape um sistema de tração integral para as opções topo de linha.

A Ford Maverick deverá ser revelada de forma definitiva por volta da metade deste ano. Sua produção no México, na mesma planta de onde recebíamos o Fusion aqui no Brasil, certamente é um ótimo argumento para apostarmos com quase toda certeza que a Ford vai trazer a Maverick ao país. Beneficiada pelo acordo comercial que isenta tarifas de importação entre os dois países, a Maverick teria condições de chegar ao Brasil com um preço competitivo o suficiente para tornar-se uma forte rival para Fiat Toro, Renault Duster Oroch e, futuramente, o modelo que a Chevrolet prepara como sucessor da Montana e a Volkswagen Tarok.

Se a Ford vier a importar a Maverick ao país, a estreia provavelmente ficará para 2022. Se você gosta desse estilo de veículo e considera a compra de uma picape compacta-média, seguramente vale a pena esperar até lá caso o fator tempo não seja algo preponderante para você. Com um conjunto mecânico moderno e eficiente, além de um projeto sofisticado, a Maverick pode dar trabalho para a Toro. Vamos acompanhar!

Projeção atualizada de Kleber Silva para a inédita Ford Maverick
Projeção atualizada de Kleber Silva para a inédita Ford Maverick
Imagem: Kleber Silva

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa