Nova geração do BMW Série 1 chega ao país por R$ 174.950

Preço é relativo ao hatch na versão 118i Sport GP; saiba mais
BMW Série 1 2020

BMW Série 1 2020 | Imagem: Divulgação

Profundamente revisto, com nova plataforma e agora tração dianteira, o BMW Série 1 em sua terceira geração chega ao mercado brasileiro.

A novidade, importada da Alemanha, desembarca inicialmente na configuração 118i Sport GP por R$ 174.950. A BMW destaca que, além de condições de financiamento diferenciadas, a marca vai oferecer para quem adquirir o modelo neste mês por meio da BMW Serviços Financeiros o programa de manutenção BMW Service Inclusive (BSI) por 3 anos ou 40.000 quilômetros, prevalecendo o que ocorrer primeiro.

Na opção 118i, o hatch conta com motor 1.5 de 3 cilindros com turbo e injeção direta, que entrega 140 cv e 22,4 kgfm de torque. De acordo com dados da BMW, isso é suficiente para acelerar o novo Série 1 de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e seguir até 211 km/h de velocidade máxima.

“O uso inteligente do alumínio no capô e na tampa traseira, combinado com aço de alta resistência, possibilitou à BMW reduzir em até 30 quilos o peso do novo BMW Série 1, em comparação ao antecessor. Ao mesmo tempo, aumentou ainda mais a rigidez à torção do chassi. Elementos de reforço na parte traseira do veículo, contribuíram para esse atributo”, destaca a fabricante.

Com um capô mais curto e um desenho mais convencional para a carroceria, já que agora o modelo não oferece mais a opção de tração traseira, a BMW acrescenta que, com 4,319 metros de comprimento, a nova geração é 5 milímetros mais curta que a anterior. Em termos de largura, agora com 1,799 m, o novo modelo cresceu 34 mm, enquanto a altura, de 1,434 m, aumentou 13 mm. A distância entre-eixos de 2,670 m, por sua vez, é 20 mm mais curta que a da geração anterior.

“Visto de frente, o novo BMW Série 1 chama a atenção pela ‘nova face’ e uma reinterpretação da icônica identidade visual da BMW: a grade de duplo rim está maior e verticalizada, ostentando uma presença consideravelmente mais poderosa. Pela primeira vez nessa família de modelos, a grade está unida ao centro. Ao adotar esta configuração, o novo BMW Série 1 segue a tendência estabelecida recentemente pela BMW”, realça a marca.

Interessante destacar no caso da terceira geração do Série 1 a presença da tecnologia ARB (sigla para limitador de deslizamento das rodas, em inglês). Desenvolvido para o BMW i3, o recurso faz sua estreia em um modelo equipado com motor a combustão no 118i de nova geração. Ele percebe antecipadamente a possibilidade de as rodas derraparem, passando a controlar a distribuição de torque e evitando o deslizamento de maneira muito mais precisa e rápida. O fato de o ARB estar instalado diretamente na unidade de gerenciamento eletrônico do motor faz com que sua atuação seja três vezes mais rápida permitindo uma ação até 10 vezes mais veloz que a percepção do motorista.

Por fim, a BMW destaca que o novo Série 1 evoluiu significativamente em termos de espaço interno. A arquitetura de tração dianteira com motores transversais e um túnel central baixo e nivelado oferece aos ocupantes um espaço na cabine consideravelmente maior que o do modelo anterior. Isso favorece, sobretudo, os ocupantes do banco traseiro: o acesso ficou mais fácil e há 33 mm a mais de espaço para as pernas. O porta-malas aumentou em 20 litros e está com 380 l de capacidade (1.200 l, com o banco traseiro rebatido).

O BMW 118i Sport GP traz como principais equipamentos de série o ar-condicionado automático digital com controle de duas zonas, volante multifuncional revestido de couro, revestimento de teto BMW Individual em tecido Anthracite, revestimentos internos em Anthracite e couro, rodas de liga leve aro 17”, assistente de estacionamento e bancos dianteiros esportivos. O modelo ainda conta com seis airbags – duplos frontais, laterais dianteiros e tipo cortina na frente e atrás –, freios a disco ventilado com ABS, além de controles de estabilidade e tração, e pneus run-flat BMW Star Marking. A terceira geração do hatch está disponível no Brasil com seis opções de cores externas: a sólida Branco Alpino e as metálicas Preto Safira, Branco Mineral, Cinza Mineral, Azul Mediterrâneo e Azul Seaside. 

BMW Série 1 2020
BMW Série 1 2020
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!