Nova geração do Toyota Corolla é revelada nos EUA

Linha 2019 do modelo por lá estreia na versão hatch; confira imagens
Toyota Corolla 2019

Toyota Corolla 2019 | Imagem: Divulgação

O lançamento é destinado ao mercado norte-americano, mas a apresentação da linha 2019 do Toyota Corolla nos EUA, em sua versão hatch, já nos antecipa muitos detalhes do que iremos encontrar no modelo fabricado no Brasil. É sempre bom ficarmos de olho no Corolla uma vez que o modelo é o líder em vendas no segmento de sedãs médios, onde atua praticamente isolado no primeiro lugar, e um dos automóveis mais queridos por aqui.

Baseando nossa análise pelo hatch, que será uma das estrelas do Salão de Nova York, é possível constatar que as projeções que antecipamos aqui no Autoo estavam no caminho certo.

Em sua nova geração, a gama Corolla apresentará um visual muito mais recortado e de certa forma inclinado para a esportividade. Muitos elementos da parte dianteira são claramente inspirados no Prius, com linhas bem recortadas principalmente ao redor dos faróis. É interessante ressaltar que mesmo hoje em dia ocorre diferenças estéticas em relação ao "nosso" Corolla e o vendido nos EUA, porém, de uma maneira geral, o design deverá seguir a mesma orientação. A parte interna, por sua vez, difere pouco entre eles. 

Como já era esperado, a Toyota confirmou a presença de sua mais recente plataforma dando vida ao projeto do novo Corolla, no caso a TNGA C destinada aos carros compactos da marca. Ponto interessante é que, ao menos no Corolla hatchback 2019 revelado nos EUA, a suspensão traseira é do tipo multibraço. Resta saber se essa sofisticação chegará também ao Corolla brasileiro, que hoje utiliza um layout por eixo de torção para sustentar as rodas traseiras.

Outro ponto que Toyota também já anunciou que vai figurar na nova geração do Toyota é a sua linha mais avançada de motores e câmbios. O Corolla 2019 para o mercado norte-americano foi apresentado com o novo motor 2.0 16V da família Dynamic Force, bem como com as opções de câmbio manual ou CVT também atualizados. Você já conferiu aqui no Autoo um resumo dos novos conjuntos mecânicos.

Por fim, o novo Corolla revelado nos EUA ainda traz a segunda geração do Toyota Safety Sense, pacote que reúne uma série de assistentes de condução como o alerta de colisão e detecção de pedestres e ciclistas com frenagem automática em caso de emergência, piloto automático adaptativo capaz de atuar também em engarrafamentos, alerta de saída da faixa de rodagem com correção automática, além do farol alto com comutação automática.

Com esse novo pacote de tecnologia, o novo Corolla 2019 promete chegar ao mercado mais sintonizado com o que de mais moderno em termos de eletrônica embarcada, melhorando a segurança para seus passageiros e ganhando mais destaque no segmento.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!