Nova linha do Audi A1 muda design e motor

Carro mais compacto da marca ganha primeira reestilização e motor 1.0 de três cilindros

Audi A1 2015 | Imagem: Audi

O Audi A1 está de cara e coração renovados. A marca alemã apresentou na semana anterior a linha 2015 de seu menor veículo, que passou por suas primeiras mudanças visuais e também estreia o novo motor 1.0 TFSI de três cilindros de 95 cv.

A mudança no design do A1 segue algumas ideias que vêm sendo apresentadas em recentes carros conceitos da Audi, como o TT Offroad Concept. Desta forma, o modelo tem faróis com aspecto mais futurista e uma nova “assinatura” LED. Mudam também o formato dos para-choques, com um estilo mais esportivo, e o compacto ainda tem novas opções de rodas.

Na cabine as novidades ficam por conta da central multimídia atualizada com função hotspot Wifi, permitindo conectar smartphones e tablets dos ocupantes a internet. Os clientes também tem agora opção de personalizar os aros das saídas de ar e partes do painel.

O A1 com motor 1.0 de três cilindros segue a tendência mundial do segmento pela diminuição dos motores sem perder a eficiência. O novo “motorzinho” da Audi tem sistema de injeção direta de gasolina e turbocompressor, equipamentos que ajudam a gerar mais potência com menor consumo de combustível. Segundo a marca, essa versão faz até 23,2 km/l.

Essa versão do carro ainda pode ter câmbio manual ou semi-automático S-Tronic de dupla embreagem. Outra novidade na parte mecânica é o novo motor 1.4 turbodiesel e também com três cilindros. De acordo com a fabricante, essa versão do A1 dispõe de 90 cv e o consumo médio beira os 30 km/l.

Essa opção, porém, já está automáticamente descartada para o Brasil por conta da legislação que subsidia o diesel para o uso comercial e veículos 4x4. Já o novo 1.0 a gasolina pode surgir como uma boa oportunidade para atrair clientes em busca de preços mais baixos – a atual versão de entrada do A1 no Brasil é a Kult 1.4, por R$ 79.900. A divisão brasileira da marca, todavia, ainda não confirma se a nova versão do compacto vem para o mercado nacional.

O A1 ainda é oferecido com motor 1.4 TFSI de 125 cv e 150 cv e 1.8 TFSI de 192 cv. A versão top de linha é o S1, com motor 2.0 TFSI de 231 cv e capaz de atingir até 250 km/h.

O novo modelo da Audi chega às concessionárias na Europa ainda nesses últimos meses de 2014. No Brasil, o desembarque da nova linha deve acontecer ainda no primeiro semestre de 2015.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Modelo ganhou novo visual e alguns equipamentos interessantes. Assista
Aviação
Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Embraer KC-390 da FAB pode ser convertido para avião bombeiro. Veja como funciona
MOTOO
Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Uma das maiores montadoras do mundo, a gigante indiana construiu fábrica própria em Manaus para produção de motocicletas