Novo A5 Sportback parte de R$ 163.900

Cupê de quatro portas será vendido em duas versões de motor e acabamento

Audi A5 Sportback | Imagem: Divulgação

O Audi A5 Sportback passou recentemente por atualização e chega ao mercado brasileiro em duas versões de motorização e acabamento: a Ambiente, com motor 2.0 TFSI de 180 cv, que custa R$ 163.900, e a Ambition, equipada com propulsor 2.0 TFSI de 211 cv e transmissão S tronic de sete velocidades, por R$ 197.700.

Por fora, o modelo recebeu novos faróis bixenônio, que se assemelham a uma cunha, com luzes diurnas em LED formando uma faixa estreita, sistema com ajuste automático de altura e faróis de neblina. As luzes traseiras com LEDs também foram modificadas.

O acabamento inclui soleiras de portas em alumínio, retrovisores com ajustes elétricos e na cor do veículo e frisos decorativos brilhantes. As rodas de liga leve são de 17 polegadas na versão Ambiente (com pneus 225/50) e de 18 polegadas na Ambition (com pneus 245/40).

Internamente, os bancos esportivos são de couro, com ajustes elétricos para motorista e passageiro da frente nas duas versões. Entre os itens de conforto e conveniência destacam-se alavanca de câmbio de couro, ar-condicionado automático, computador de bordo com marcador de temperatura, controle de cruzeiro, teto solar, vidros com isolante térmico e volante esportivo multifuncional, de couro, com shift paddles. A versão Ambiente tem acabamento interno “Platinum” e a versão Ambition, em alumínio escovado. O compartimento de bagagem tem capacidade para 480 litros, que pode ser ampliada para 1.283 litros com os bancos traseiros rebatidos.

Motor e transmissão

Os motores do Audi A5 Sportback oferecem recurso de indução forçada e injeção direta de combustível. A redução no consumo de combustível foi, na média, de 18%, segundo a montadora alemã. 

A versão Ambiente vem equipada com propulsor 2.0 TFSI, de quatro cilindros e 1.984 cilindradas, que gera 180 cv de potência máxima, entre 4.000 e 6.000 rpm. O torque máximo é de 32,6 kgfm, disponível entre 1.500 e 3.900 rpm. Com a nova configuração, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e atinge velocidade máxima de 222 km/h.

Na versão mais potente, a Ambition, o bloco 2.0 TFSI gera 211 cv de potência, entre 4.300 e 6.000 rpm, e o torque máximo de 35,7 kgfm está disponível entre 1.500 e 4.200 rpm. A velocidade final passa a ser de 241 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,6 segundos.

O modelo também utiliza o sistema Kers de recuperação de energia cinética, aumentando a eficiência no consumo de combustível. A transmissão Multitronic de variação contínua e oito velocidades é oferecida para o modelo com motor de 180 cv e a S tronic de sete velocidades para a versão com 211 cv.

O sistema quattro de tração integral permanente está disponível como item de série na versão Ambition e apresenta novo diferencial central e a função de vetorização de torque, que garante mais tração, estabilidade e resposta dinâmica, de acordo com a marca, porque atua nas quatro rodas: se uma delas fica sem atrito quando o veículo está sendo dirigido no limite, o sistema desacelera um pouco aquela roda para evitar que ela derrape. Isso resulta em boa tração para fazer uma curva, por exemplo.

A nova direção assistida eletromecânica contribui para a boa manobrabilidade. A versão Ambiente, com tração dianteira, vem com programa de estabilização eletrônica (ESP), que tem diferencial eletrônico que limita o deslizamento do carro.

Interação com o condutor

A versão Ambiente do A5 Sportback pode vir equipada  com o opcional MMI (Multi Mídia Interface), com sistema de navegação e comando de voz ativo, por meio do qual o veículo ‘interage’ com o condutor. Esse equipamento também pode ser instalado na versão Ambition, que oferece ainda o pacote Advanced, com o Audi Drive Select – sistema que possibilita selecionar o modo de condução mais atraente para o motorista, modificando características da direção, motor e módulos de controle do amortecimento; o Audi Side Assist - que alerta o condutor sobre o posicionamento de veículos em pontos cegos e que permite a troca de faixa mais segura; a versão mais atualizada do Controle de Cruzeiro Adaptativo (Adaptive Cruise Control), que utiliza radares para manter o modelo a uma distância constante do veículo à frente. Se o sistema detecta a possibilidade de colisão na traseira do carro à frente a uma velocidade inferior a 30 km / h, o equipamento faz a frenagem; o sistema Keyless-Go que permite ao motorista abrir a porta e dar a partida sem chave; e computador de bordo colorido.

Outros opcionais do A5 Ambition são os espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis, rebatíveis e aquecidos; o sistema de som Bang & Olufsen e o sistema Keyless-go, caso o comprador não peça o pacote Advanced.

Em  qualquer uma das versões, com rádio Symphony de série ou MMI com sistema de navegação opcional, o carro é equipado com sistema Bluetooth e Audi Music Interface.
 

 

 

Assine a newsletter semanal do AUTOO!