Apresentado em 2011, o SUV compacto derivado do Audi A3, está se preparando para entrar na sua segunda geração. Baseado na plataforma PQ35, o modelo atual compartilha vários componentes, motores e câmbio com os Volkswagen Tiguan de primeira geração e o Skoda Yeti. O Audi Q3 inicialmente foi lançado com motores 2.0 TFSI com a tração integral quattro, 2.0 litros TDI e 2.0 litros TDI também com tração integral. Posteriormente, o modelo adotaria motores 1.4 litro a gasolina e a opção flex aqui no Brasil. A partir de 2015, o modelo começa a ser produzido em São José dos Pinhais, no Paraná, com seu 1.4 turbo flex entregando 150 cv.

Para a segunda geração do modelo, espera-se um novo visual com forte inspiração no Audi Q8, apresentado recentemente e com o início das vendas na Europa ocorrendo a partir deste mês. Para a dianteira, o novo modelo flagrado em testes na Espanha, apresenta um novo conjunto ótico mais angular. As laterais estão mais esculpidas e a silhueta também conta com linhas mais marcantes. A grade trapezoidal, por sua vez, está maior e mais larga. A plataforma agora é modular MQB, que também é aplicada em modelos como o novo Volkswagen Tiguan, Audi A3, e Volkswagen Golf. No interior, é esperado um novo painel com um novo design, inspirado nos últimos lançamentos da Audi, como o Q7 e o já citado Q8.

Para essa nova geração, a Audi prepara também uma inédita versão puramente elétrica, baseada no E-Golf. Nas demais motorizações a combustão, praticamente todos os propulsores serão atualizados, sempre dotados de turbo e injeção direta. A versão topo de linha, a esportiva RS, deve contar com um novo motor de potência acima dos 300 cv. E, por utilizar a plataforma MQB, o novo Audi Q3, deve ganhar na distância entre-eixos e no espaço do porta malas. O novo Q3 deverá contar com 4,48 metros de comprimento, portanto 6 centímetros a mais que a geração atual. A nova geração do Audi Q3 deverá ser revelada até o final do segundo semestre de 2018, com o lançamento no Brasil previsto para 2020. Enquanto isso, antecipamos para você uma projeção de Kleber Smith de como o modelo poderá ficar.

 
 
Projeção de Kleber Smith para a nova geração do Audi Q3
 
Projeção de Kleber Smith para a nova geração do Audi Q3
Projeção de Kleber Smith para a nova geração do Audi Q3
 
 
Kleber Smith

|