Novo Classe A hatch circula sem disfarces em São Paulo

Modelo da Mercedes-Benz deve ser uma das atrações da marca no Salão do Automóvel e chegará ao mercado até o final do ano
Novo Classe A passeia por São Paulo: lançamento no Brasil ainda em 2018

Novo Classe A passeia por São Paulo: lançamento no Brasil ainda em 2018 | Imagem: Autoo

A Mercedes-Benz é uma marca que tem fé no Classe A. Ainda na década de 90 decidiu produzir a primeira geração, ainda um monovolume, no Brasil e para isso construiu uma fábrica nova em Juiz de Fora. As vendas ficaram bem aquém do esperado, parte por culpa do encolhimento do mercado brasileiro, mas também porque o compacto não tinha apelo entre o público brasileiro além de assustar na hora da manutenção.

Nos anos 2000, a montadora ainda importou a segunda geração, também monovolume mas que acabou eclipsada pelo irmão maior, o Classe B. Para variar, os emplacamentos foram modestos. Foi quando a Mercedes se rendeu aos fatos: o “povo” (e não só o brasileiro) queria um carro mais atraente. Daí nasceu a terceira geração em 2013 com carroceria...hatchback, claro, assim como o BMW Série 1 e o Audi A3, o precursor mais bem-sucedido do segmento.

No ano passado, a marca apresentou a quarta geração do modelo e que encheu os olhos pelo grau avançado de tecnologia como o belo painel de instrumentos digital. É esse carro que o brasileiro voltará a ver nas ruas em 2019. Aliás, no caso do Autoo, esse dia foi hoje ao flagrarmos um dos protótipos que rodam em São Paulo sem disfarces, apenas a retirada da identificação do modelo.

O novo Classe A hatchback (vindo da Alemanha) deve ser apresentado no Salão do Automóvel ao lado do novo irmão e também já confirmado para o Brasil, o Classe A Sedan (este fabricado no México). A Mercedes-Benz revelou ao Autoo que o hatch será lançado aqui até o final do ano, mas não deu detalhes sobre as versões ou datas. Segundo o site Motor1 receberemos num primeiro momento a versão A250 com motor 2.0 turbo de 227 cv e câmbio de dupla embreagem – no ano que vem chegará a versão A200 com novo motor 1.4 turbo de 165 cv.

Painel flutuante

Mas o que o novo Classe A trará de diferente? Embora o estilo seja parecido com o do anterior, ele está mais refinado na aerodinâmica e maior nas dimensões. São 2,72 m de entreixos, coisa de sedã médio, e porta-malas com 370 litros de volume. Há todo um pacote de segurança ativa e de direção semiautônoma que o motorista manuseará no imenso painel flutuante com a central MBUX.

A categoria de hatches médios no Brasil está encolhendo a cada ano, infelizmente. Se o Classe A Sedan pode ter um desempenho de vendas promissor no ano que vem, a vida do hatchback não deve mudar muito, embora a Mercedes seja líder entre as marcas premium. Desde que virou um hatchback o Classe A já emplacou mais de 7 mil unidades no país, nada mal para um modelo importado.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Nova Chevrolet Spin 2025

Nova Chevrolet Spin 2025

Minivan renovada quer fazer frente aos quase SUVs do mercado
Aviação
Argentina terá caças F-16

Argentina terá caças F-16

Jato supersônico é rival do Saab Gripen, da Força Aérea Brasileira. Veja quantos aviões nossos vizinhos compraram
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!