Novo Corolla será o primeiro carro híbrido flex do mundo

Modelo começará a ser fabricado no Brasil no fim de 2019; confira mais detalhes sobre a novidade
Toyota Corolla 2020

Toyota Corolla 2020 | Imagem: Divulgação

A Toyota anunciou nesta quinta-feira (13) uma novidade muito relevante para os brasileiros. Apoiada pelos incentivos do Rota 2030 para a fabricação local de carros mais eficientes, a marca japonesa confirmou que teremos a produção local do primeiro carro híbrido flex do mundo. Ao citar que esse modelo será capaz de rodar com gasolina, etanol ou apenas eletricidade, a informação deixa no ar a possibilidade do modelo também contar com a tecnologia plug-in, ou seja, ele poderá ter o conjunto de baterias recarregado em uma tomada para que ele rode apenas com energia elétrica, sem consumir combustível dependendo da distância.

A Toyota ainda faz mistério sobre qual será esse futuro modelo, mas, juntando as pontas, tudo leva a crer que se trata da nova geração do Corolla. O sedã renovado foi apresentado neste ano e começará a ser fabricado no Brasil no fim de 2019, quando deverá, então, estrear a versão híbrida.

A Toyota já testa há um bom tempo esse conjunto propulsor híbrido flex em um Prius trabalhado exatamente para a validação desse conjunto mecânico. “Estudos realizados pela Toyota do Brasil apontam que o híbrido flex possui um dos mais altos potenciais de compensação e reabsorção na emissão de CO2 gerado desde o início do ciclo de uso do etanol extraído da cana-de-açúcar, passando pela disponibilidade nas bombas de abastecimento e sua queima no processo de combustão do carro. Quando abastecidos apenas com etanol (E100), os resultados se mostraram ainda mais promissores”, esclarece a marca em comunicado.

Até o momento a Toyota não nos forneceu quaisquer dados técnicos do conjunto mecânico híbrido flex, como a potência e o torque combinados ou o consumo esperado para o modelo. Essas informações, contudo, deverão ser apresentadas apenas em uma data mais próxima ao lançamento. Vale a pena lembrar que, recentemente, a fábrica da marca em Indaiatuba (SP), onde hoje já é produzido o Corolla, recebeu um maciço investimento para se adaptar à fabricação da nova geração. 

Assine a newsletter semanal do AUTOO!