Novo Duster ganha mais equipamentos e interior aprimorado

Modelo é completamente revelado na Europa pela Dacia, marca de baixo custo da Renault
Dacia Duster 2018

Dacia Duster 2018 | Imagem: Divulgação

Após revelar algumas imagens da parte externa – e deixar claro o visual à la Renegade que inspirou as lanternas – a romena Dacia finalmente apresentou a nova geração do Duster por completo, incluindo as primeiras imagens do interior do SUV. Vale destacar que a Dacia é uma marca de baixo custo do grupo Renault e responsável pelo projeto da família derivada do Logan, colocando também na conta o Sandero.

Como é possível ver nas fotos, a cabine do Duster deu um salto em termos de design e qualidade visual, algo que era fundamental ao modelo. Como não tivemos contato com o modelo, ainda é cedo para dizer que houve melhoras na ergonomia e na posição de dirigir, mas certamente a equipe de projetistas deve ter levado essa antiga reclamação em conta na hora de atualizar o utilitário esportivo. No material divulgado para a imprensa, a Dacia destaca que “o painel foi totalmente redesenhado para uma sensação de mais status e ergonomia para a cabine”.

A Dacia garante que mesmo com as evoluções estéticas o Duster manteve um de seus principais atributos: o baixo custo. Mesmo assim, o modelo agora poderá ser equipado com uma série de recursos avançados, como o alerta de pontos cegos nos retrovisores externos, câmera com sistema multivisão, airbags de cortina, ar-condicionado automático digital, chave presencial, acendimento automático dos faróis, dentre outros. Grande parte deles deverá ser opcional, porém é interessante saber que tais recursos também chegaram ao Duster.

Na revelação para o público europeu, a Dacia fez questão de destacar que “melhorou a experiência” no uso off-road do modelo para as versões que contam com tração 4x4. O visual externo, de qualquer forma, ainda ganha o reforço das rodas de liga leve aro 17” e skid plates nos para-choques.

Procurada pelo AUTOO para saber se as mesmas novidades do Dacia Duster europeu também chegarão ao Renault Duster nacional, a marca francesa não se pronunciou a respeito. Contudo, é quase certo que o Duster fabricado aqui também deverá receber os mesmos aprimoramentos, até para se manter “vivo” em um segmento cada vez mais disputado. Não se esqueçam também que a Dacia/Renault preparam um derivado muito interessante baseado no SUV, no caso o Grand Duster com capacidade para 7 passageiros. Por aqui essa nova opção do modelo cairia como uma luva, uma vez que estamos cada vez mais carentes de modelos capazes de transportar mais do que 5 passageiros e que tenham preços mais acessíveis. 

Assine a newsletter semanal do AUTOO!