Novo Duster recebe apenas três estrelas em teste de colisão; veja vídeo

SUV será lançado no Brasil no ano que vem com a mesma plataforma do Renault Kardian
Dacia Duster passa por teste de colisão do Euro NCAP

Dacia Duster passa por teste de colisão do Euro NCAP | Imagem: Divulgação

Quando foi apresentada, no final do ano passado, a nova geração do Dacia Duster causou boa impressão, não apenas pelo visual mais arrojado, mas pela eficiência do conjunto mecânico que pode receber versões híbridas, entre outros aspectos. Mas, agora que o carro passou pelos rigorosos testes de colisão do Euro NCAP, as notícias são são tão animadoras.

VEJA TAMBÉM:

Isso porque a nova geração do Duster ficou apenas com três estrelas como nota final, o que representa um  desempenho mediano, uma vez que o máximo seriam cinco. Conforme relatório do Euro NCAP, as proteções para ocupantes adultos e crianças foram avaliadas em 70% e 84%, respectivamente. Além disso, o SUV obteve 60% na categoria proteção para pedestres e apenas 57% nas assistências à condução.

Apesar do porte elogiável para levar cinco ocupantes com conforto, o Dacia Duster continua sendo um SUV compacto com uma distância entre eixos de 2,66 m,  4,34 m de comprimento, tem 1,83 m de largura e 1,66 m de altura. Há versões híbridas e a combustão, que pode funcionar com gasolina e GLP. O sistema de tração integral ainda é uma opção disponível.

Resultado apenas razoável

No interior, o novo Duster conta com cluster digital  de 7 polegadas e tela da central multimídia 10,1 polegadas. Quanto ao espaço interno, o novo Duster oferece 30 mm  de espaço extra para as pernas traseiras e maior largura interna dianteira. O porta-malas tem abertura mais ampla e piso mais baixo, com capacidade de 472 litros representando um aumento de 6% em relação ao Duster anterior.

A versão mais bem equipada pode vir com rodas de aro 18 polegadas,  faróis de neblina, ar-condicionado digital, carregador de celular por indução, sistema de som Arkamys 3D de 6 alto-falantes.  Há também sistema de frenagem automática de emergência, reconhecimento de sinais de trânsito, alerta de velocidade, assistência de estacionamento traseiro, aviso de saída de faixa, sensor de fadiga, faróis automáticos, entre outros itens.

No Brasil, pode ser que a nova geração do Duster venda a receber reforços estruturais, assim como já aconteceu com outros modelos, entre os quais o Kwid, que passou a ter uma série de itens para melhorar a parte de segurança. 

Dacia Duster passa por teste de colisão do Euro NCAP
Dacia Duster não teve bom desempenho  nos testes de colisão lateral, diz o Euro NCAP
Imagem: Divulgação

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Strada: qual o segredo de sucesso da picape?

Fiat Strada: qual o segredo de sucesso da picape?

5 pontos que explicam por que o veículo vende tanto até hoje
Aviação
Embraer revela seu primeiro táxi-voador!

Embraer revela seu primeiro táxi-voador!

Veículo elétrico ainda não leva pessoas e será testado em voo ainda em 2024
MOTOO
Royal Enfield Guerrilla 450: todos os detalhes e 50 fotos

Royal Enfield Guerrilla 450: todos os detalhes e 50 fotos

Conheça preço, ficha técnica, desempenho, motor cores e versões da moto confirmada para o Brasil