Novo esportivo? Nada disso, a Porsche quer fazer um carro voador!

Porsche e Boeing desenvolverão soluções para o futuro do transporte urbano
Porsche 911

Porsche 911 | Imagem: Divulgação

Porsche e Boeing assinaram um memorando de entendimento para unir os conhecimentos das duas companhias na busca por desenvolver soluções para o futuro da mobilidade urbana, em especial na área de transportes de luxo.

"A Porsche deseja ampliar suas atividades como fabricante de carros esportivos, tornando-se uma marca líder na área da mobilidade premium. Em longo prazo, isso pode incluir uma entrada na terceira dimensão do deslocamento," afirmou Detlev von Platen, membro do Conselho Executivo da Porsche. "Estamos combinando as forças de duas empresas líderes globais para explorar um segmento de mercado que poderá ser chave no futuro."

Porsche, Boeing e a Aurora Flight Sciences - uma subsidiária da Boeing, especializada na pesquisa e desenvolvimentos de Veículos aéreos não tripulados - estão desenvolvendo um conceito de veículo totalmente elétrico que seria capaz de decolar e aterrissar verticalmente, como um helicóptero por exemplo. Os engenheiros das três empresas, serão responsáveis por desenvolver e testar um protótipo. O design ficará por conta dos estúdios de design da Porsche.

"Esta colaboração amplia nossos esforços no sentido de desenvolver um novo ecossistema de mobilidade seguro e eficiente e oferece uma oportunidade para trabalhar no desenvolvimento de um veículo premium de mobilidade urbana aérea juntamente com uma marca automotiva líder", disse Steve Nordlund, vice-presidente e diretor-geral da Boeing NeXt, outra subsidiária voltada para a pesquisa de mobilidade urbana aérea.

"Juntas, a Porsche e a Boeing trazem a engenharia de precisão, estilo e inovação para acelerar a mobilidade urbana aérea em todo o mundo”, completou o executivo da NeXt.

Um estudo de 2018 feito pela Porsche prevê que o mercado da mobilidade urbana aérea ganhará impulso após 2025, então o compartilhamento de projetos com a Boeing pode ser fundamental para que a montadora alemã seja pioneira na área. 

Protótipo do veículo elétrico capaz de decolar e pousar verticalmente em desenvolvimento pela Porsche, Boeing e a Aurora Flight Sciences
Protótipo do veículo elétrico capaz de decolar e pousar verticalmente em desenvolvimento pela Porsche, Boeing e a Aurora Flight Sciences
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!