Novo Focus roda disfarçado em São Paulo

Terceira geração do hatch médio da Ford deve chegar ao mercado no último trimestre

Novo Focus roda por São Paulo | Imagem: Karina Simões

Aos poucos o novo Ford Focus é solto pelas ruas do Brasil para avaliações de desempenho e qualidade antes de seu lançamento no País, que deve ocorrer nos últimos meses deste ano. Um comboio de três modelos da nova geração do hatch médio foi flagrado pela equipe do AUTOO rodando com disfarces em plena Marginal Pinheiros, uma das vias mais movimentadas de São Paulo (SP).

O carro que vem para o Brasil será importado da Argentina, onde também é fabricada a geração atual, que caminha para sua última linha. Essa será a terceira geração do Focus, lançado em 1998 na Europa.

Segredo: SUV baseado na picape Ranger é flagrado

A novo Focus desta vez é um carro global, assim como os novos Fiesta, Fusion e EcoSport. Isso significa que o veículo pouco difere da versão à venda na Europa, Estados Unidos ou Japão, tradicionalmente mercados mais exigentes. O visual mantém a proposta original do carro, um hatch médio com interior volumoso e design esportivo, mas agora com a identidade mais recente da Ford, marcada por vincos mais pronunciados e um perfil aerodinâmico mais afunilado.

O carro que vem para o Brasil, no entanto, ainda terá um certo atraso na parte mecânica, segundo apuração do AUTOO. Em vez dos motores EcoBoost, com sistema de injeção direta de combustível e turbo, usados na Europa, no mercado nacional o Focus deve continuar com as mesmas opções da gama atual, no casos os blocos 1.6 Sigma e 2.0 Duratec, ambos flex. O mesmo deve valer para as escolhas de câmbio, com a manuntenção das caixas manual de 5 marchas e automático sequencial com 4 velocidades.

Na lista de equipamentos, algumas das novidades devem ser a introdução do sistema de entretenimento Sync, ar condicionado dual zone e controles eletrônicos de tração e estabilidade, que aumentam a segurança. Além disso, o interior também passará por uma completa reformulação, com um layout mais moderno e funcional.

A Ford do Brasil ainda não fala nada sobre o carro, mas seus concessionários já começaram o burburinho. Lojistas consultados pelo AUTOO contaram que o carro deve chegar em outubro com preços batendo na casa dos R$ 60 mil.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!