Novo Ford Focus 2019 é flagrado em sessão de fotografia

Mas quarta geração do modelo pode ficar distante do Brasil se rumores estiverem certos
Novo Focus 2019 é flagrado em Portugal: modelo talvez não chegue ao Brasil

Novo Focus 2019 é flagrado em Portugal: modelo talvez não chegue ao Brasil | Imagem: Reprodução/Vezess

A expressão de surpresa e desapontamento que estampa o rosto da membro da produção das fotos do novo Focus é tão clara mesmo à distância que é possível imaginar o que ela pensou naquele momento: f...u.

Apesar dos protestos flagrados pelo clique do leitor do site húngaro Vezess já era tarde e o novo Focus 2019 deixava de ser um mistério completo embora outro vazamento, publicado pelo Autoo em novembro passado já revelasse praticamente por inteiro o novo hatch médio. Mas a imagem desta semana, feita na região de Cascais, em Portugal, confere outros detalhes do modelo, que será apresentado oficialmente em abril, segundo a Ford.

Logo de cara nos chamou a atenção as laterais largas evidenciadas pelos frisos dianteiro e traseiro. A curva da carroceria também possui uma caída que bebe na fonte dos cupês e o entreeixos, a julgar pela grande separação das rodas, parece ser muito grande, talvez na casa dos 2,7 m, medida de sedãs.

Pouco se sabe sobre o novo Focus, mas espera-se que ganhe em esportividade e equipamentos, além de adotar motores Ecoboost eficientes e que abandone o câmbio de dupla embreagem Powershift em favor de um equipamento mais bem resolvido. A suspensão, se manter a tradição do carro, será independente nas quatro rodas.

Os traços em geral remetem ao Focus da terceira geração mas com evoluções importantes para mantê-lo competitivo frente ao rival Golf que deve chegar à 8ª geração enquanto o Ford está em sua meia vida.

Adeus próximo?

Embora nunca tenha sido um campeão de vendas global, o Focus sempre foi um carro respeitado. Sucessor do famoso Escort, o Focus foi lançado na Europa em 1998 com um design tão original que até hoje parece atual. No Brasil, o carro chegou no ano seguinte e se manteve assim até 2008 quando a Ford lançou a segunda geração já em seu primeiro facelift. Cinco anos depois era vez do atual Focus passar a ser produzido em Pacheco, na Argentina, onde a montadora o fabrica desde o começo da sua carreira sul-americana.

Mas agora, com a informação vazada por um fornecedor argentino, o futuro do Focus na região parece ameaçado. De acordo com essa fonte do site Auto Data, a produção no país vizinho será interrompida em 2019, ano em que o novo Focus deve chegar a vários mercados.

A informação, no entanto, não é clara. Pode ser o fim da atual geração ou o mais triste, a desistência em Ford em competir no mercado de hatches e sedãs médios. De fato, pelo volume de vendas a produção local não empolga: foram pouco menos de 11 mil carros entre as duas versões, bem menos que os cerca de 36 mil exemplares emplacados em 2011, último recorde do carro.

A Ford parece decidida a embarcar na onda SUV em vários países como os Estados Unidos onde o Focus já teve sua despedida confirmada. Não seria absurdo pensar o mesmo do Brasil afinal hoje a marca americana tem um enorme buraco entre o EcoSport e o Edge, seus dois únicos utilitários esportivos aqui.

Quem já dirigiu um Focus conhece seu apuro mecânico, talvez o melhor do portfólio, limitado, claro pela faixa de preço em que atua. Perdê-lo pode ser uma má notícia num mundo cada vez mais interessado em SUVs. Que a visão do Focus 2019 não seja apenas em fotos no futuro.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Picape Fiat Titano

Picape Fiat Titano

Estreia da marca no segmento onde a Hilux domina, mas será que dá para peitar a Toyota?
Aviação
Rússia fabrica mais caças Su-34 enquanto Ucrânia destrói outros

Rússia fabrica mais caças Su-34 enquanto Ucrânia destrói outros

Mais um lote do jato de combate foi entregue, mas Força Aérea ucraniana diz ter destruído seis jatos russos em ataque de drone
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!