Novo Kia Sportage estreia em 2021 com elementos do Hyundai Tucson

Modelos sempre compartilharam a plataforma. Feito desde 2015, utilitário esportivo da Kia deve mudar no ano que vem
Projeção de Kleber Silva para a próxima geração do Kia Sportage

Projeção de Kleber Silva para a próxima geração do Kia Sportage | Imagem: Kleber Silva

O Kia Sportage está na mesma geração internacionalmente desde 2015. “Irmão de plataforma” do Hyundai Tucson, que ganhou nova geração recentemente, o modelo da marca sul-coreana deverá ganhar uma profunda renovação em breve. Compartilhando a base com o SUV da Hyundai, o novo Sportage deve aparecer no ano que vem e já foi flagrado.

A nova geração do SUV da Kia teve imagens de um protótipo flagrado publicadas nos últimos dias. O modelo foi visto na Coréia do Sul ainda com pesadas camuflagens, mas já aparentava estar usando a carroceria definitiva. Enquanto o novo Hyundai Tucson apostou no visual ousado e geométrico, o próximo Sportage promete ser um pouco mais tradicional. É o que já ocorre com produtos das duas marcas que também compartilham a plataforma.

Saiba mais: confira mais imagens e detalhes do novo Hyundai Tucson

Internamente, o projeto do novo Kia Sportage atende pelo codinome “NQ5”. Assim como no Tucson 2021, haverá uma configuração com entre-eixos tradicional semelhante ao modelo de hoje e outra alongada destinada a mercados específicos, possivelmente a China. Mecanicamente, os motores 1.6 T-GDI de até 180 cv e 1.6 turbodiesel 136 cv devem ser compartilhados com o modelo da Hyundai.

Assim como ocorreu com utilitário Tucson na Europa, o novo Sportage também deverá contar com opções de propulsão eletrificadas. tanto híbrida-leve de 48V quanto híbrida plugável. Por lá, o novo Hyundai híbrido traz motor 1.6 turbo associado ao motor elétrico. A potência combinada será de 230 cv e o torque de 35,7 kgfm. A transmissão será automática de 6 marchas, com opção de tração integral. 

Projeção de Kleber Silva para a próxima geração do Kia Sportage
Projeção de Kleber Silva para a próxima geração do Kia Sportage
Imagem: Kleber Silva
Assine a newsletter semanal do AUTOO!