Mexer em um carro com uma história tão rica como é o caso do Land Rover Defender é algo que exige um planejamento muito preciso.

E é para fazer jus ao legado do tradicional jipe inglês que a marca prepara com calma o sucessor do Defender, que deverá ser conhecido apenas em 2020.

Tamanha demora não é sem razão. Segundo os ingleses da Autocar, uma boa fonte a ser ouvida quando se trata de uma marca local, a Land Rover trabalha não apenas em um novo Defender, mas a ideia é ampliar o projeto para que seja lançada uma família inteira de modelos inéditos com proposta derivada do Defender.

Seguindo essa lógica, a gama Land Rover ficará estruturada com a Range Rover ocupando o segmento de alto luxo; a gama Discovery e seus derivados mesclando apelo off-road com a versatilidade e nível de acabamento superior também para o uso urbano e a inédita linha Defender com produtos que contem com nível de acabamento premium, porém com elevada vocação para o uso off-road.

Desenvolvido na sede da companhia em Whitley sob o projeto L663, a demora para o lançamento da nova geração do Defender pode ser explicada por vários motivos. Um deles é que o modelo já está sendo projetado utilizando a nova plataforma MLA (Modular Longitudinal Architecture), que contempla o uso de alumínio na construção do veículo. Para atender os entusiastas do uso fora de estrada, um dos grandes apelos do Defender, a Land Rover deverá fazer uso de vários assistentes de condução com tecnologia de ponta para melhorar o desempenho do novo Defender nesse quesito. Logo, podemos esperar um bom nível de tecnologia no jipão projetado no século XXI.

Outra questão que explica um certo atraso para o lançamento do novo Defender é que o conceito DC100 que você confere nas fotos, o qual antecipava os caminhos em termos de design que a Land Rover tomaria para o sucessor do Defender, não causou o sucesso que a marca esperava e o time de design pediu mais tempo para refazer as linhas do novo modelo.

Graças à nova plataforma, podemos esperar também um salto considerável no leque de opções de propulsão para o novo Defender. São esperadas variantes híbridas, híbridas plug-in e até uma opção totalmente elétrica. As versões a combustão tradicionais deverão utilizar motores de 4 cilindros da família Ingenium e o 6 cilindros sobrealimentado para as configurações topo de linha.

Segundo os colegas da Autocar, de cara são esperadas três carrocerias para o novo Defender, que muito provavelmente deverão manter a designação 90 e 110 como ocorria até então, uma referência à distância entre-eixos do Defender anterior expressa em polegadas.

Com isso, o futuro Defender 90 teria uma carroceria 2 portas e foco no comportamento dinâmico, talvez com um caráter mais esportivo. Ele deverá ter opção de teto rígido removível e uma proposta semelhante ao que notamos hoje no Jeep Wrangler.

Já o novo Defender 110, por sua vez, seria baseado em uma versão com entre-eixos longo da plataforma MLA e carroceria 4 portas. Mais versátil e parrudo para o uso longe do asfalto, a Land Rover pode dar uma conotação próxima ao Mercedes-Benz Classe G para esta opção do novo Defender.

Ainda baseada na estrutura do Defender 110, a Land Rover pode investir em uma picape de médio porte. A ideia seria até um caminho natural uma vez que o Defender contava com a variante em questão e a procura por picapes está ganhando uma relevância cada vez maior.

De qualquer forma, segundo fontes ouvidas pela revista inglesa, a Land Rover espera com a releitura do Defender repetir o feito de alguns carros icônicos como é o caso das gerações mais recentes de MINI e Fiat 500, modelos que conseguiram trazer para a modernidade os traços mais característicos e que garantiram a esses modelos um lugar permanente na história automotiva mundial. Vai ser muito interessante conferir o que a Land Rover prepara!

 
 
Acima o Defender Concept 100, que antecipa o visual da nova geração de um dos modelos mais emblemáticos da Land Rover
 
Acima o Defender Concept 100, que antecipa o visual da nova geração de um dos modelos mais emblemáticos da Land Rover
Acima o Defender Concept 100, que antecipa o visual da nova geração de um dos modelos mais emblemáticos da Land Rover
Land Rover DC100 (conceito)
 
Land Rover DC100 (conceito)
Land Rover DC100 (conceito)
Land Rover DC100 (conceito)
 
Land Rover DC100 (conceito)
Land Rover DC100 (conceito)
Land Rover DC100 (conceito)
 
Land Rover DC100 (conceito)
Land Rover DC100 (conceito)
Land Rover DC100 (conceito)
 
Land Rover DC100 (conceito)
Land Rover DC100 (conceito)
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/