Com vendas em queda, novo Logan pode não chegar a todos os mercados da Europa

Originalmente desenvolvido pela Dacia, subsidiária de baixo custo da Renault, sedã amarga vendas em queda por lá
Renault Logan 2020

Renault Logan 2020 | Imagem: Divulgação

O Logan foi um dos primeiros projetos apresentados pela romena Dacia após a aquisição pela Aliança Renault-Nissan. Reutilizando projetos antigos da marca francesa, o sedã conquistou seu espaço no mercado há praticamente 20 anos por seu valor mais acessível e simplicidade de manutenção. Tais atributos, no entanto, não estariam mais atraindo os consumidores europeus como antigamente.

De acordo com o site espanhol Auto Noción, “há grandes chances de que o Dacia Logan deixe de ser comercializado nos principais mercados europeus na próxima geração”. A decisão teria sido tomada pelos números. Em 2019, o sedã emplacou 61.304 unidades no continente europeu, enquanto o hatch Sandero chegou a 223.186 emplacamentos.

Flagra da nova geração do Renault Logan em testes
Flagra da nova geração do Renault Logan em testes
Imagem: Carscoops

Com disso, a Dacia teria decidido não ser viável investir nas adaptações necessárias para vender a nova geração na Europa por conta dos gastos com segurança e enquadramento em novas normas anti-poluição mais rígidas. Enquanto isso, o modelo atual já não aparece mais nos sites da Dacia na França, Reino Unido e Alemanha, ainda constando apenas no catálogo da empresa em países como Portugal e Espanha.

No entanto, a descontinuação do Dacia Logan não significa que o sedã simplesmente deixará de existir. A marca, inclusive, já testa a nova geração do modelo nos arredores de sua sede na Romênia, conforme flagras registrados no último mês de junho. O Logan deve continuar a ser comercializado em sua nova geração em países do leste europeu e também na América Latina, garantindo sua presença não só no Brasil, como também Argentina e Colômbia, onde é oferecido como um produto Renault.

Renault Logan 2020
Renault Logan 2020
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!