Novo SUV da Volkswagen, Tarek deve chegar apenas em 2021

Executivo da montadora afirmou que produção na Argentina começará no final do ano que vem
Volkswagen Tarek 2020

Volkswagen Tarek 2020 | Imagem: Divulgação

A onda de lançamentos de utilitários esportivos da Volkswagen deve sofrer um leve atraso. O Tarek, SUV acima do recém lançado T-Cross, só deve começar a ser produzido na Argentina no final do ano que vem, segundo Martín Massimino, gerente geral da montadora no país vizinho.

A afirmação foi dada em entrevista ao site Argentina Autoblog durante evento da Volkswagen. Segundo Massimino, o Tarek (Tharu na China) será lançado apenas no início de 2021, portanto daqui a dois anos. Como será fabricado em Pacheco no lugar da SpaceFox (Suran no vizinho), é natural que o novo utilitário esportivo chegue antes ou, na hipótese mais otimista para nós, ao mesmo tempo que no Brasil.

A revelação do executivo contrasta com o que Pablo di Si, presidente da Volks para América do Sul, Central e Caribe, disse ao Autoo em fevereiro. Na ocasião, o chefe da montadora comentou que o Tarek deveria completar a gama em 2020, sem precisar uma data mais exata.

É possível, no entanto, que a Volkswagen repita a estratégia usada com o T-Cross, ou seja, revelar o novo produto aos poucos, apresentando o modelo no Salão do Automóvel de 2020 e fazendo seu lançamento para a imprensa no início de 2021. Nesse meio tempo, a marca terá ainda a picape compacta-média Tarok que pode chegar às lojas no final de 2019, o que é coerente com essa renovação gradual do portfólio.

Missão difícil

Com o Tarek, a Volkswagen tentará uma cartada difícil, competir com o Jeep Compass, hoje o produto ‘premium’ mais vendido no mercado brasileiro de longe. A grande sacada da FCA foi desenvolver um SUV um pouco maior sobre a mesma plataforma do Renegade. Com isso, ela criou um nicho entre os compactos e os médios onde não tem até hoje um concorrente direto.

Volkswagen Tarek 2020
Volkswagen Tarek 2020
Imagem: Divulgação

Embora tenha um preço competitivo, o Tiguan Allspace é um carro bem maior. A tendência é que o Tarek empurre seu irmão para cima e faça a ligação com o T-Cross. A grande questão a saber é como a Volks atrairá um cliente que hoje se derrete pelo fato de ter um modelo da Jeep, marca com raízes off-road só igualada pela britânica Land Rover.

O Tarek certamente será um carro espaçoso, versátil e potente, além de seguro e equipado motores turbo com injeção direta de combustível, mas enfrentará um rival que estará próximo da sua nova geração também.

Até lá, a Volks terá tempo para pensar.

Volkswagen Tarek 2020
Volkswagen Tarek 2020
Imagem: Divulgação

Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise