A onda de lançamentos de utilitários esportivos da Volkswagen deve sofrer um leve atraso. O Tarek, SUV acima do recém lançado T-Cross, só deve começar a ser produzido na Argentina no final do ano que vem, segundo Martín Massimino, gerente geral da montadora no país vizinho.

A afirmação foi dada em entrevista ao site Argentina Autoblog durante evento da Volkswagen. Segundo Massimino, o Tarek (Tharu na China) será lançado apenas no início de 2021, portanto daqui a dois anos. Como será fabricado em Pacheco no lugar da SpaceFox (Suran no vizinho), é natural que o novo utilitário esportivo chegue antes ou, na hipótese mais otimista para nós, ao mesmo tempo que no Brasil.

A revelação do executivo contrasta com o que Pablo di Si, presidente da Volks para América do Sul, Central e Caribe, disse ao Autoo em fevereiro. Na ocasião, o chefe da montadora comentou que o Tarek deveria completar a gama em 2020, sem precisar uma data mais exata.

É possível, no entanto, que a Volkswagen repita a estratégia usada com o T-Cross, ou seja, revelar o novo produto aos poucos, apresentando o modelo no Salão do Automóvel de 2020 e fazendo seu lançamento para a imprensa no início de 2021. Nesse meio tempo, a marca terá ainda a picape compacta-média Tarok que pode chegar às lojas no final de 2019, o que é coerente com essa renovação gradual do portfólio.

Missão difícil

Com o Tarek, a Volkswagen tentará uma cartada difícil, competir com o Jeep Compass, hoje o produto ‘premium’ mais vendido no mercado brasileiro de longe. A grande sacada da FCA foi desenvolver um SUV um pouco maior sobre a mesma plataforma do Renegade. Com isso, ela criou um nicho entre os compactos e os médios onde não tem até hoje um concorrente direto.

Volkswagen Tarek 2020
Volkswagen Tarek 2020
Imagem: Divulgação

Embora tenha um preço competitivo, o Tiguan Allspace é um carro bem maior. A tendência é que o Tarek empurre seu irmão para cima e faça a ligação com o T-Cross. A grande questão a saber é como a Volks atrairá um cliente que hoje se derrete pelo fato de ter um modelo da Jeep, marca com raízes off-road só igualada pela britânica Land Rover.

O Tarek certamente será um carro espaçoso, versátil e potente, além de seguro e equipado motores turbo com injeção direta de combustível, mas enfrentará um rival que estará próximo da sua nova geração também.

Até lá, a Volks terá tempo para pensar.

Volkswagen Tarek 2020
Volkswagen Tarek 2020
Imagem: Divulgação

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/