Novo Uno chega em maio em quatro versões

Projeto 327 da Fiat teve catálogo vazado na internet. Motores terão 1.0 e 1.4 litro

Fiat Uno flagrado pelo blog Motorgerais | Imagem: Motorgerais

Muitas dúvidas sobre o projeto 327 foram respondidas e outras surgiram. O compacto que a Fiat lançará no Brasil em maio pretende um dia substituir o atual Mille, mas seu nome ainda não foi divulgado. Até mesmo entre os concessionários da marca o número “327” é usado, como ficou claro após o vazamento de um catálogo do modelo na internet.

O material, publicado pelo blog Pit Stop Brasil, explica quase tudo sobre o modelo, menos o seu nome e em qual faixa de preço ele será lançado. A Fiat definiu que o 327 terá quatro versões, duas com motor 1.0 e duas com motor 1.4. O modelo terá um catálogo de 13 cores, uma delas um verde chamativo como mostra o exemplar flagrado pelo blog Motorgerais.

O popular poderá ser comprado na versão Vivace 1.0 ou Way 1.0. O motor é o mesmo usado atualmente, mas ganhou a sigla HPP LF, que significa a grosso modo, “alta performance com baixa fricção”. Sua potência pulou de 65/66 cv para 70/71 cv e o torque melhorou apenas 0,2 cv. A Fiat buscou priorizar, sobretudo, o consumo, embora esses dados não tenham sido divulgados no catálogo.

Já o 1.4 terá a opção da versão Attractive e Way também. O motor é o mesmo 1.4 atual, mas com a sigla EVO que, tal qual o 1.0, busca consumo mais eficiente e emissões menores. Tanto assim que seu desempenho continua o mesmo.

Visual leve ou robusto

Seguindo a linha do atual Mille, a Fiat oferecerá o 1.0 Vivace e 1.4 Attractive com visual mais limpo, e o Way 1.0 e 1.4 com estilo robusto e suspensão mais alta. As rodas do Vivace são de aro 13 enquanto os demais usam aro 14 – pneus Scorpion ATR no Way.

Apesar de ser novidade, o novo Uno só traz como vantagem o espaço interno aprimorado. Embora seja um pouco mais curto que o Palio, o 327 é tão largo e com entreeixos tão grande quanto ele. A altura, de quase 1,5 m, o que deve refletir num interior avantajado. Os bancos podem ser rebatidos e serem bipartidos como opcional. O porta-malas deve ter 290 litros, na média da categoria.

Já o painel mistura simplicidade com alguns atributos mais completos. O cluster é dominado pelo mostrador analógico do velocímetro que incorpora um pequeno visor digital circular com informações sobre o tanque, temperatura e computador de bordo – nas versões top há um discreto conta-giros na esquerda. Parecido com o Linea, existe um pequeno painel perto da porta para mais ajustes como o que desliga e liga os airbags.

Ar-condicionado (ou ventilação) e rádio são simples e os comandos elétricos dos vidros, nas versões que o trazem, ficam no console central, com botões semelhantes aos do Fiat 500.

Quanto vale?

Por mais que tenha utilizado componentes conhecidos, a Fiat tem um bom investimento a ser amortizado no projeto 327. Ou seja, embora ofereça um produto aparentemente semelhante ao Palio – e bem superior ao Mille -, o novo Uno dificilmente custará menos que este. A hipótese mais provável é que a versão Vivace seja lançada a partir de R$ 29 900, ou algo assim enquanto o 1.4 Attractive custe R$ 3 mil a mais – as versões Way certamente incrementarão este preço um pouco mais.


Recomendados por AUTOO

Youtube
Citroën C3 Aircross chega com proposta racional

Citroën C3 Aircross chega com proposta racional

SUV produzido no Brasil tem bom conjunto mecânico e espaço interno mas deixa a desejar no acabamento. Veja avaliação
Aviação
Vídeo inédito! Como a Embraer converteu seu primeiro jato em cargueiro

Vídeo inédito! Como a Embraer converteu seu primeiro jato em cargueiro

Aeronave pode levar até 10,7 toneladas de carga e será usada para entregas de encomendas de comércio eletrônico
Motos
Moto Honda considerada relíquia está à venda por quase R$ 300 mil no Brasil

Moto Honda considerada relíquia está à venda por quase R$ 300 mil no Brasil

Unidade rara da CBX 1050 fabricada em 1979 tem só 38 mil km